terça-feira, 22 de julho de 2014

MINHA GARAGEM: HONDA XL125S - 1987 (Xizelinha)



Conhecida pelo simpático apelido de "Xizelinha", essa trail de 125cc era a irmã caçula da família XL mantinha o visual de suas irmãs maiores.

Seu motor derivado da Honda ML125, com apenas 14cv tem um desempenho muito acanhado, principalmente nas estradas, onde tem-se dificuldade de passar dos 90km/h, no entanto seu desempenho na cidade é adequado, assim como em estradas de terra e trilhas leves, o que fez deste modelo um sucesso e a porta de entrada das trails Honda no final dos anos 80. 





A XL da foto é uma verdadeira raridade, possui incríveis 3.300 km rodados, a moto é original DE FÁBRICA , digo original de fábrica mesmo - as peças que estão nela foram colocadas na fábrica da Honda - lá em Manaus, em 1987 - e não substituídas por "originais Honda" mais tarde em concessionárias (poucas e raras exceções: câmeras de ar, par de amortecedores traseiros e a ponteira do escapamento - foram trocadas por pecas originais honda recentemente).  Até mesmo os pneus originais Dunlop estão nela. Isso não significa que ela seja melhor ou pior do que qualquer outra, é apenas um detalhe a mais, que entre tantos, fazem dela uma "colecionável".




Andar nesta motocicleta é uma experiencia realmente única, uma viagem no tempo. A sensação é a de se estar saindo de uma concessionária em 1987, pois tudo está absolutamente da forma como estava naquela época. 

Uma curiosidade é que a revisão dos 3.000km foi feita praticamente 25 anos depois da revisão de entrega da moto (moto entregue em 05/05/1987 e revisão dos 3.000km feita em 27/04/2012).



O garupa não desfruta de tanto prestigio quanto o piloto, afinal de contas é uma 125cc, o banco é bem curto e o peso de piloto + garupa faz com que a Xizelinha sofra um pouco nas arrancadas e retomadas de velocidade.

Seu farol com lampada incandescente de 35w é muito fraco e seu foco varia de acordo com a rotação do motor, pois o farol é ligado diretamente ao magneto e não a bateria como nas motos maiores e modernas, tornando-se insuficiente e até mesmo pouco seguro

Seus freios, ainda que suficientes para o desempenho que ela apresenta, são ambos a tambor, uma tecnologia ultrapassada e pouco comum hoje em dia...mas convenhamos, estamos falando de uma motocicleta antiga, quase 30 anos se passaram, e todos esses fatores limitantes são justamente os fatores que dão charme aos antigos.






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6 comentários:

  1. Linda a moto, parabéns, o meu irmão teve uma igual por aprox. 10 anos, sempre elogiou a moto.

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    1. Tenho uma vermelha com 11650 km originais. único dono. se colocar no stand de vendas dá pra pensar que é zero. nunca foi reformada. vermelha 1987. não tem peça paralela.

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  2. Tenho uma vermelha com 11650 km originais. único dono. se colocar no stand de vendas dá pra pensar que é zero. nunca foi reformada. vermelha 1987. não tem peça paralela.

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  3. luiz Alberto Junior16 de julho de 2015 21:57

    Comprei hoje uma vermelha 1987 com 34000 km, toda original.

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  4. Linda moto cara parabéns... comprei uma desta a poucos dias e pretendo reformala pois esta decadente , porem esta com 90% das peças originais ... vou me espelhar na sua .. vlw amigo e parabéns novamente lindo exemplar...

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    1. Obrigado, Rafael. Se precisar de fotos detalhadas, entre em contato via email e será um prazer ajudar! Abraço

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