domingo, 30 de março de 2014

YAMAHA DT 180

Esse site não faria o menor sentido se não falássemos sobre a Yamaha DT180!

Ela foi a primeira, a que abriu nossos caminhos literalmente, para o off road. Com ela vieram os enduros, as trilhas de final de semana, a "moda" de usar motos trail nas cidades, e toda uma geração, de motos e motociclistas "trail" dos anos 80.

Estávamos em 1981, como já falamos anteriormente as importações estavam fechadas, a indústria motociclistica nacional timidamente dava seus primeiros passos, polarizada entre Honda e Yamaha, que disputavam, lançamento a lançamento a preferência dos consumidores. Eis que surgia a DT180.

Simplicidade era a palavra de ordem!


Motor monocilindrico refrigerado a ar, ciclo de dois tempos, 176cc, 16,6hp, partida a pedal, suspensão traseira monoamortecida, câmbio de 5 marchas, parte elétrica de 6 volts, freios a tambor...assim era a DT180 que nos era apresentada naquele momento.





O desempenho é modesto - velocidade final de cerca de 110km/h - no entanto, apesar da pouca potência, ela se destacou nas provas de enduro da década de 1980 principalmente pelo seu baixo peso e robustez do conjunto. Simplesmente não havia o que quebrar naquela moto. Por ser leve, fazia com que seus pilotos se cansassem menos durante as provas, facilitando sobremaneira o acesso ao pódio!

DT 180 1982

Com o passar dos anos, a DT foi sendo atualizada, logo recebeu câmbio de 6 marchas e a balança traseira recebeu tubos de aço retangulares (ao invés dos anteriores redondos) pintados da cor de alumínio, dando a sensação que eram feitas daquele material - mais leve e mais nobre que o aço. O sistema elétrico foi atualizado para 12 volts também! Passou a chamar-se DT180N

Em 1986 ela recebeu uma grande reestilização, com a substituição do painel de instrumentos (eram 2 instrumentos redondos e foram substituídos por 2 instrumentos trapezoidais), alteração do formato do tanque de combustível (formato de vulcão), banco envolvente, farol quadrado em substituição ao redondo, carenagem de farol... Enfim, estava mais adequada a enfrentar a reçem lançada XL250R. Seu motor foi mantido inalterado com o passar dos anos.

DT180 1986

Em 1988 a DT recebeu sua última atualização, foi a adição do freio dianteiro a disco hidráulico, muito bem recebido pelos usuários, recebeu o ultimo nome, DT180Z.

DT180Z 1988

Dai pra frente foram apenas cores e grafismos diferentes, nos últimos anos de produção, apelando ao publico mais jovem, recebeu grafismos, digamos assim, "alegres"...

Recebeu uma versão "Fun-Bike" chamada de TDR180, que vamos conhecer em uma próxima postagem,

TDR180
e por fim, foi substituída pela DT200 e posteriormente DT200R no começo dos 90, uma enorme evolução tecnológica, mas a pequena DT180... deixou saudades!


DT200R


Ficha técnica
_DT 180 Super (1983)TDR 180 (1989)
MOTOR
Cilindros1 cilindro / 2 tempos
Refrigeração / partidaa ar / a pedal
Diâmetro e curso64,5 x 54 mm
Cilindrada176 cm3
Taxa de compressão6,5:1
Potência máxima16,7 cv a 7.000 rpm18 cv a 7.000 rpm
Torque máximo1,74 m.kgf a 6.500 rpm1,9 m.kgf a 6.500 rpm
Alimentaçãoum carburador de 24 mm
CÂMBIO
Marchas6 / transmissão por corrente
FREIOS
Dianteiroa tambora disco
Traseiroa tambor
CICLÍSTICA
Quadrotubular semiduplo, de aço
Suspensão dianteira/traseiratelescópica / monomola
Pneu dianteiro2,75 - 2190/90 H 18
Pneu traseiro4,10 - 18110/80 H 18
DIMENSÕES
Comprimento2,105 m2,0 m
Largura855 mm900 mm
Entreeixos1,35 m1,345 m
Capacidade do tanque9 l12 l
Peso a seco102 kg105 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima110 km/h125 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h18 s15 s
Dados de desempenho aproximados

3 comentários:

  1. cara a DT 180n veio em 85, não em 86 como mencionado, a DT 200 não substituiu a DT 180, elas foram produzidas juntas de 1991 até 1997, a ultima reestilização da DT 180 foi em 1993 quando ganhou o disco de freio ventilado da DT 200 e o painel sem conta giros com marcação de 140km/h ao invés do antigo com marcação de 160 km/h.

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  2. Ss, e a eletrica 12 volts veio na dt 1983,já a dt 180n em 1985. Na ultima reestilização de 93 tambem vieram os piscas e o espelhos da dt 200. Se não me engano tambem vieram os pneus da 200.

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  3. shol de motos sou fa de 2 tempos
    .

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