sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

ARQUIVO: TÉNÉRÉ x DOMINATOR

Outra vez no ringue: Honda e Yamaha!  Invadimos um pouco a década de 1990 hoje, pois esse duelo aconteceu em junho de 1992, e foi publicado na revista MotoShow!

Se a Ténéré já era uma velha conhecida, testada, aprovada, aclamada pelos brasileiros, a Dominator entrou com a abertura das importações em 1991, tinha um estilo mais moderno, mais urbano e menos "dakariano"... tanto que seu nome leva a sigla NX e não a guerreira XL.

Mas haviam semelhanças técnicas, e muitas, isso torna o comparativo muito válido!


A Ténéré estava também em seus últimos suspiros aqui no Brasil e logo seria substituída pela XT600E - perdendo o Z do nome, perdendo o tanque e todo o apelo "dakariano" e se tornando uma forte moto urbana, a exemplo da Dominator! A tendência dos anos 90 era justamente essa:  a adaptação das off-road para uso urbano / estradeiro, era nosso adeus às Dakarianas, às XLs...

Nas próximas páginas voce acompanha na íntegra esse teste comparativo, como sempre em nosso site, você pode baixar livremente esses arquivos e formar sua própria biblioteca!

Boa leitura!








Outras matérias de época você confere em nossas seção arquivo.

2 comentários:

  1. Sou doente pela Dominator.; É muito raror matérias sobre ela no Brasil. Obrigado por garimpar e disponibilizar essa preciosidade.

    ResponderExcluir
  2. Foi mesmo um belo comparativo. A Ténéré deixou ordas de fãs na choradeira.
    A Dominator foi importada em pequenas quantidades, uma pena. Lá fora a Yamaha já dispunha da primeira versão da Ténéré 660, e que à partir de 1996, essa big trail amada, já na segunda geração, fica mais parecida com a Super Ténéré.
    Klever Kolberg e André Azevedo utilizaram a primeira versão num Dakar.

    ResponderExcluir