quarta-feira, 29 de outubro de 2014

OHHH DÚVIDA CRUEL


O leitor César Tinti de São José do Rio Pardo, SP me procurou via e-mail por esses dias com uma dúvida tão boa, mas tão boa, que pensei que outros leitores gostariam de viver esse mesmo momento: a escolha da primeira moto de sua coleção. E mais que isso, César é corajoso e quer logo de cara envolver-se em uma restauração.

Mas, brincadeiras à parte, e com o perdão do trocadilho, "sem dúvida a dúvida" do César é recorrente. Muitas pessoas querem começar sua coleção e, por desconhecimento não sabem se começam por aqui ou por acolá.  César já começou bem, está um passo à frente pra ter sucesso em sua empreitada: começou perguntando!

Peço desculpas por "copiar e colar" trechos dos e-mails que trocamos, foi a melhor forma que encontrei pra contar essa história.

Quero lembrá-lo, amigo leitor, antes de mais nada, que a escolha da primeira moto de coleção é 99% emocional e 1% racional (depois da primeira talvez o percentual de razão se eleve pra 2%). A compra pode ser, e normalmente é, motivada por uma lembrança, um momento, uma época de nossas vidas que queremos tão simplesmente reviver, e por outro lado, as sugestões que dei ao amigo César são puramente racionais. 

Importante também ter em mente que as vezes a melhor compra é a melhor oportunidade... Se o leitor esta procurando uma XLX350R pra sua coleção por exemplo e se depara com uma 250R maravilhosa e nas condições em que ele procura, minha sugestão é que abrace a 250R, afinal essas oportunidades são raras e quando aparecem não devemos deixar passar.

Por isso,  a história do César nos serve apenas como referência. Caro leitor, não deixe que a paixão seja apagada pela razão num momento tão importante. Em nosso dia a dia já somos obrigados a ser tão racionais, não é mesmo?  Acompanhe:


Boa Tarde! Diego
Quero parabenizar pelos artigos publicados no site motosclassicas80, adoro as matérias, vejo que você e eu temos o memo gosto pelas XLs, quero pedir uma opinião sobre as mesmas, estou me programando para comprar uma XL, porém surgiu uma dúvida, já tive uma XLX 250R ano 1987 e uma XLX 350R ano 1989, são excelentes motos, só que conseguir uma em bom estado hoje é difícil, quando encontro o preço é muito alto, em relação aos três modelos a XL 250R, XLX 250R (1 carburador) e XLX 350R, qual seria o melhor para possuir no caso eu comprasse alguma que precisa fazer reparos com preço melhor.
Obriagado pela atenção.
Cesar Tinti





----------------------------------------------

                 Caro César 

                 Se for a primeira "aventura" no campo das motos de coleção, eu recomendo que você compre a moto que precisar do menor trabalho possível, ainda assim vai ser bastante trabalho e já vai servir pra você começar, aprender e se divertir!

Leve em conta a compra de uma restaurada já pronta também, pois normalmente não se recupera o valor investido na restauração. Então comprar a já restaurada - desde que restaurada efetivamente e não reformada na marreta - pode acabar sendo mais barato que uma restauração. 

Bem, agora respondendo XL / XLX250 ou XLX350?

- XL250R - é a "primeira dama" da família XL no Brasil. É a mais desejada, a mais valorizada, a mais colecionável sem a menor dúvida.   Quanto a peças, em linhas gerais ela não trás grandes dificuldades em sua aquisição, embora muita gente pregue exatamente o contrário. E eu explico porque: a XL250R vendida no Brasil foi a mesma comercializada no mundo inteiro na mesma época, e existem sites nos USA, Inglaterra e Japão especializados em vendas de peças de motos antigas. Praticamente encontra-se de tudo pra ela.  Já os preços e trâmites de importação podem desanimar um pouco. Mas que as peças existem, isso não resta a menor duvida!.. Ahhh detalhe: a cor azul existiu apenas no Brasil, a vermelha no mundo todo. 

XLX250R - uma delicia de moto. Se eu fosse procurar uma pra incluir em minha coleção eu iria atrás de uma com 2 carburadores. A mais rara das XLX e a com melhor desempenho. Tem a fama de ser chata pra regular a carburação, mas e dai? Quem tá querendo colecionar não tá muito preocupado em coisas praticas não é mesmo?  Ja se fosse o caso de você comprar uma XLX250R pra usar no dia a dia, a sugestão ia ser a de 1 carburador!

XLX350R - das motos que tenho é a que mais gosto de andar.  Você já teve uma e sabe a delícia que é! Ela ainda não é uma clássica como a XL250R, mas logo vai se tornar. Com a vantagem que ainda é possível encontrá-las em maior quantidade no comércio de usadas, assim como suas peças também não são raras nem caras... 

Sei lá se ajudei ou acabei confundindo mais ainda!  Heheheh.  Mas colecionar é isso mesmo, basta você começar e vai ver... Logo vai querer ter as 3 - e outras mais - na garagem!!!!

Difícil mesmo vai ser convencer a família da "necessidade" das aquisições!

Ahh uma última dica: Procure com muita paciência. Olhe 1000 motos pra comprar 1. Já ouviu aquela máxima do "pau que nasce torto permanece torto"? Pois é, escolher bem é importantíssimo e pode te poupar dissabores!  Nem sempre a mais barata vai ser a melhor.  Procure familiarizar-se com preços de consertos diversos, como uma pintura completa, ou um conserto de motor, entender quais peças são raras e caras antes de sair pra ver as motos, desta forma, saberá colocar na balança e separar a real oportunidade de uma grande dor de cabeça!

Abraço e boa sorte!


Diego Rosa

Duvida boa do César, não é mesmo?!  César, desejo sorte a você, e por favor, quando a comprar não deixe de nos contar como foi essa compra, mande fotos para incluímos na seção Moto do Leitor!

Pra quem está querendo começar, talvez essa outra matéria que publicamos sobre como começar sua própria coleção seja bem útil! 

2 comentários:

  1. Pô, eu compraria a que o coração mandar, e se desse, as duas.
    A 350 tem um valor bom, e freio a disco na frente, o vale a diferença.
    Qualquer uma das duas estará bem servido.
    À César o que é de César.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma XLX 350r, muito boa, ando direto com ela, minha moto de dia dia e de viagem, na verdade por sinal vou deixar ela mais "motard" (vou guardas as peças originais) pois é um excelente modelo, até estava colocando para vender, mas dadas as situações hoje sinceramente da até dó

    ResponderExcluir