domingo, 12 de julho de 2015

Arquivo Confidencial: Motocicletas Honda - Vencendo a Concorrência.


Pra quem vive no mundo empresarial, como acredito ser uma parte dos leitores deste site,veja que curioso:  Naquela época a Honda dominava 90% do mercado brasileiro de motocicletas. E, de acordo com o documento que lhes trago nessas páginas, note como eles se preocupavam em municiar a equipe de vendas, no Brasil inteiro, com ferramentas contra a principal concorrente, a Yamaha. 
Não importando se o concorrente era 10x menor do que a Honda, era o alvo! e era tratado como se fosse um concorrente muitas vezes maior!  Pra quem vive no mundo dos negócios, uma lição.  Pra quem curte moto, uma leitura deliciosa, relembrando a velha briga 2 tempos x 4 tempos que vimos ser travada no Brasil naqueles tempos.

Pra todos:  Boa leitura!











2 comentários:

  1. segundo ouvi uma historia (nao ser se verdade) a Honda se preocupou muito com a entrada da Agrale em campo, pois houve um grande investimento em propaganda, principalmente na TV - serie Armaçao Ilimitada, abertura da novela Roque Santeiro, filme da Xuxa, entre outros, alem dos campeonatos de enduro, motocross, etc que de certo modo roubaram uma fatia do mercado de motos trail na epoca... a Agrale em pouco tempo tinh uma versao pra cada nicho de mercado/preço contra a Honda.. só faltou as streets.... Giancarlo Agrale Elefant Dakar 30.0 - 1987

    ResponderExcluir
  2. É, naquela época, tanto Agrale como a Vespa, venderam muito, mas muito mesmo. Tinham fila de espera.
    E logo vieram as novas RD 125, e aí sim o mercado balançou de vez.

    ResponderExcluir