terça-feira, 28 de julho de 2015

Placa Preta - Será o fim de uma tradição?

A famosa placa preta, parece ter seus dias contados!  ha uma regulamentação nova do Detran que indica que, a partir de janeiro de 2017 todos os veículos novos serão lacrados com o novo formato de placas, que visa integrar todo Mercosul, a exemplo do que acontece atualmente no mercado comum europeu.




Seguirá  havendo uma diferenciação entre as placas, e nossas queridas motos (e carros) antigos de coleção, seguirão sendo reconhecidos por suas placas especiais, no então não serão placas pretas. Conforme a tabela acima, aos colecionadores foi destinada a placa com letras e números na cor "prata"...  

Bem, "placa prata" também não fica feio como denominação, não é mesmo? até mais nobre me parece!

Ha um movimento dentro da FBVA (Federação Brasileira de Veiculos Antigos), tentando propor uma "segunda placa", essa sim, preta, a ser produzida pela FBVA e entregue ao colecionador, que, neste caso, poderá coloca-la como "segunda placa" no veiculo.  Não será oficial e não dispensará o uso da "placa prata"...

Em minha opinião ficará estranho, duas placas num mesmo carro?  ... mas até que pode acontecer.  Já pras motocicletas ficará mesmo inviável exibir duas placas na traseira - vamos ter que nos contentar com a "placa prata".

No entanto, isso entrará em vigor apenas em 2017 - se não for postergado mais uma vez (era pra 2016).  E no primeiro momento será válido apenas para lacrações novas, ou seja, se seu carro e moto estiver completando 30 anos em 2017. Quem já tem a placa preta, permanecerá preta até que o veiculo seja transferido, ou, bem mais pra frente (sem prazo definido ainda), quando se tornará obrigatória para todos veículos em circulação. - Semelhante ao sistema adotado na troca das placas amarelas antigas para as atuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário