segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Arquivo: Lançamento da XL250R na Inglaterra - 1982

Ja falamos bastante sobre a XL250R, com frequência ela aparece nas paginas deste site, talvez por ser a "menina dos olhos" desse que vos escreve, entre as clássicas dos anos 1980...

Mas essa matéria, cujos originais consegui comprar direto da Inglaterra, é interessante por nos mostrar que a Honda, já naquele longínquo 1982 esforçava-se para globalizar os produtos, algo tão falado hoje em dia.

Ela nos permite ainda identificar as pequenas diferenças entre a moto lançada aqui e no mercado europeu (carenagem de farol, tanque por exemplo).

No tema "tanque de combustível" inclusive há uma grande curiosidade:  No modelo lançado na Europa e USA, o tanque era de 9 litros e tampa sem chave, aqui no Brasil recebeu chave (por razões obvias e lamentáveis, as quais abstenho-me de comentar) e foi aumentado para 12 litros, a razão do aumento da capacidade é o curioso, pois naquela época vivíamos uma ditadura militar, e os postos de combustível eram obrigados por força de lei a permanecerem fechados nos finais de semana, isso visava alguma economia de combustível, em uma época de crise de petróleo. Pois bem, com os postos fechados na sexta feira a noite, a moto podia fazer viagens que equivalessem a 50% de sua autonomia, para garantir o retorno ainda no final de semana...
 e então, fabricantes de automóveis lançavam tanques com capacidades ampliadas, de forma a suprir essa carência, a Honda, mostrou-se ao mesmo tempo globalizada e versátil ao fazer adaptações em seu projeto, de forma a atender a cada mercado de acordo com suas necessidades!

Outra curiosidade vem do fato do modelo 1983 - lançado no Brasil nas versões Vermelha e Azul, nos outros mercados existia apenas na cor vermelha...

Mas, em minha opinião o melhor mesmo é poder ler o que foi escrito pra ela, por jornalistas que habitavam outras terras, com oferta de motos muito maior do que aqui no Brasil...

Algumas curiosidades: Entre as críticas da revista britânica estava a suspensão dianteira...mas os freios foram poupados de criticas.... enquanto isso, aqui no Brasil a reclamação girava em torno da partida difícil...

 Lá, nos idos de 1982, ela era vendida por 995 Libras Esterlinas (USD 1,500.00 aproximadamente.)









Curtiu essa matéria?  veja outras em nossa seção de ARQUIVO.




Um comentário:

  1. Xizelona marcou época, e lá fora, um pouco mais leve e potente.
    Seria legal relembrar também da CB 450s lançada no mercado europeu no final de 1984, também mais leve e potente que nossa CB, simples mas atual(para a época).

    ResponderExcluir