quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O garimpo!

Colecionador de motos? ou de peças?
Um dos maiores prazeres que a coleção de motos me proporciona é o garimpo das peças, claro que andar nas motos, exibi-las é mais excitante, mas não dispenso uma fuçada na internet (e-bay, mercado livre, sites especializados nos USA, UK, Austrália, Itália etc).

Não é nada anormal, o estoque de peças de um determinado modelo nas mãos de um colecionador valer mais do que a própria moto na garagem... são coisas que as regras simples de economia não explicam, talvez nem Freud o faça!

Com o tempo, afiamos nosso faro e passamos e identificar de cara qual é a peça "mosca branca" e qual está a disposição com certa fartura, temos também uma referencia de preços com o passar do tempo.

O legal do garimpo é que exige uma paciência absurda, você frequenta as mesmas páginas (e procura algumas novas), procura as mesmas peças, e normalmente volta com as mãos vazias. Mas a persistência é a chave!



Da mesma forma que eu tenho algumas centenas de peças guardadas em casa, acredito que outras pessoas as tenham, no mundo inteiro.  E, quem garante que as peças continuarão no meu armário depois que eu for dessa pra outra??!...  pois é, da mesma forma, alguém em alguma parte do mundo pode estar disponibilizando suas peças antigas por alguma razão, falecimento, crise financeira, por ter tido a moto roubada por exemplo... enfim, as razoes são muitas, o fato é que de tempo em tempo consigo achar alguma mosca branquinha...

Como, independentemente de precisar da peça ou não estou sempre garimpando, as vezes aparece algo. Essa semana em especial foi propícia, encontrei 2 joias, as quais já tinha cansado de ouvir que "não existiam" ou que era pra "pedir na porta da esperança"...

A sanfona original da XL250R é uma das peças que já
tinham me mandado procurar na "porta da esperança"...
Mas ela EXISTE!
Uma delas foi a sanfona da suspensão dianteira da XL250R, a original, de borracha, honda...  apesar da minha XL ainda ter o par de sanfonas originais instalados, consegui comprar mais uma unidade pra ficar de reserva.

E a outra peça, essa eu na realidade já havia encontrado há quase um ano, viajou mais de 2.000 km pra chegar até minha casa, mas seu vendedor não estava no momento certo de vende-la, tinha um certo apego ainda, e precisei ter paciência até convence-lo. O amortecedor traseiro original da XL250R, com a mola vermelha. Exatamente o que minha XL usa.  Vai ficar de reserva, possivelmente pra nunca usar, mas é bom saber que ele está ali...

A quem quiser garimpar peças, faço as seguintes recomendações:

- não adianta simplesmente entrar no "mercado livre" e procurar pela peça.  No mercado livre elas existem, mas muitas vezes escondidas, então muna-se do código da peça pelo manual de oficina, e no campo perguntas vá perguntando de vendedor em vendedor de peças similares a que você procura.  Se o cara por exemplo anuncia a suspensão dianteira, pergunta se ele por acaso não tem a sanfona. E por ai vai, de um em um, um indica pro outro, você vai formando uma lista de "fornecedores" e em pouco tempo pode fazer uma pesquisa em todos.

Amortecedor traseiro da XL250R - outra raridade!
- sites do exterior - tanto o e-bay quanto os sites especializados em peças antigas http://www.cmsnl.com/ por exemplo aceitam a pesquisa por ano/modelo e por código. Mas atenção, as vezes a peça é diferente no exterior e aqui no Brasil, alguns modelos de motos foram adaptados para venda no Brasil, e o mesmo banco que tem o mesmo código lá fora, é diferente da moto nacional.  Fique atento, compare fotos, procure em publicações antigas e etc.

Enfim amigos, recomendação:  Não desista de sua peça! Ela existe! e em algum momento vai aparecer!



2 comentários:

  1. kkkkk, e eu achando que estava ficando louco...não cheguei no extremo ainda, mas ate uma Elefant 27.5 ex-trilheira comprei só pra tirar mais peças de reserva, que talvez, nunca minha Dakar precisará... nestas férias vou atualizar a foto com minha reserva própria..rss
    Feliz Natal Diego...

    ResponderExcluir
  2. preciso de lateral xl 250 r ano 84 azul e a ponteira do escapamento sou de sampa 11 46641654 11 72029867 edu

    ResponderExcluir