Na década de 90 tive a oportunidade e o imenso prazer de andar com dois ícones do mundo das big trail da época.
A primeira, uma Yamaha XT 600 Tenere, adquirida “0” km. Não me lembro do valor da compra nem da venda, mas a moto era o sonho de consumo da maioria dos motociclistas brasileiros que gostavam de uma longa viagem sem se preocupar com o tipo ou estado das estradas. Com ela rodei 70.000 km por nossas estradas.
A segunda, uma Kawazaki 650 KLR usada, comprada em Chicago com apenas
3.000 milhas por, acreditem, US$ 1.400 e vendida depois de 16.000 milhas por
US$ 1.100 em Anchorage, no Alaska. Deve ser por isso que esqueci do preço da Tenere, pra não ficar mais nervoso.
A Yamaha, depois de 70.000 km, onde só foram trocados os itens de desgaste normais
como pastilhas de freio e relação de transmissão (corrente, coroa e pinhão) quando foi vendida para comprar uma TDM 850 estava começando ficar boa.
A Kawazaki, no fim de sua última viagem com a gente, e muito provavelmente por trafegar com excesso de peso chegou ao Alaska com a suspensão traseira só na mola. O amortecedor perdeu totalmente sua função, o que não prejudicou em nada a viagem. Era até divertido fazer umas graças com a moto nos pequenos deslocamentos no fim da viagem. Foi a primeira e única vez que pilotei uma moto sem amortecedor traseiro. Pode ser gozado, mas nada recomendável!
A Kawazaki, no fim de sua última viagem com a gente, e muito provavelmente por trafegar com excesso de peso chegou ao Alaska com a suspensão traseira só na mola. O amortecedor perdeu totalmente sua função, o que não prejudicou em nada a viagem. Era até divertido fazer umas graças com a moto nos pequenos deslocamentos no fim da viagem. Foi a primeira e única vez que pilotei uma moto sem amortecedor traseiro. Pode ser gozado, mas nada recomendável!
A diferença básica entre as duas era a refrigeração líquida
da Kawazaki e a ar da Yamaha. Não fazia diferença nas viagens,
mas poderia ser problema em caso de furos acidentais no radiador ou ruptura de
mangueiras da refrigeração líquida.
A pequena diferença da cilindrada também não era perceptível no
uso normal (595 cc da Yamaha e 651 cc da Kawazaki). Havia também mais uma diferença entre as duas, a Kawazaki dispunha de freios à disco na dianteira e na traseira e a Yamaha à disco só na dianteira. Na traseira usava ainda o velho sistema de tambor que era regulado esporadicamente girando aquela pequena borboleta da haste que nossos avós chamavam de "varão".
O que fazia diferença mesmo era o consumo. Muito provavelmente pela
qualidade e octanagem do combustível que usei nas duas, a Kawazaki, nas mesmas condições de
carga e velocidade, era mais econômica. A taxa de compressão (8,5:1 na Yamaha
adequada a gasolina do Brasil e 9,5:1 na Kawazaki para o mercado norte
americano) um pouco maior na Kawazaki e a qualidade e octanagem da gasolina
americana devia ser o diferencial para o menor consumo apesar da maior cilindrada
da Kawazaki.
Mas vamos ao que interessava e ainda interessa pra nós
simples mortais, o prazer da pilotagem.
O visual da Tenere me agradava mais, aquele tanque
de combustível mais no estilo Paris-Dakar deixava a moto mais bonita, mas o prazer de pilotar e a
segurança transmitida nos diversos tipos de piso era muito
semelhante e aquela sensação de quero mais depois de um longo dia de viagem era
igual nas duas.
Leia mais sobre a Ténéré 600 em XT600Z -Ténéré
Leia mais sobre a Ténéré 600 em XT600Z -Ténéré
Duas motos show, sonhando ainda com uma Ténéré 600, 88/89.
ResponderExcluirsomos dois Tabajara, as Tenere ainda povoam meus sonhos.... quem sabe muito em breve uma 2VG não vem fazer companhia pra minha Monstrossaura Dakar....rss
ResponderExcluirÉ Gian, e tenho visto várias T600 impecáveis por aí.
ExcluirSua KLR era refrigeração líquida?
ResponderExcluirPela foto é uma KLR mesmo, mas deveria ter motor a "ar".
Álvaro, minha KLR era refrigeração líquida. Grande motocicleta que nos proporcionou viagens inesquecíveis.
ResponderExcluirTodas as KLR650 comercializadas nos USA são modelo "KLR650-A" de 1997 até 2007 e eram refrigeradas a água, conforme consta na ficha técnica - https://en.wikipedia.org/wiki/Kawasaki_KLR650 - abraço a todos!
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