quinta-feira, 18 de maio de 2017

Passo a Passo da PLACA PRETA

Muito falamos aqui da Placa Preta, a valorização do veiculo de coleção, seu reconhecimento, as exigências, a pontuação, os cuidados, mas quase semanalmente recebo e-mails questionando:  

Como consegui-la?




Este post, a partir da próxima semana ficará fixo na parte superior do menu, desta forma com acesso bem simples e fácil, espero que seja localizado de maneira mais simples pelos amigos que desejam colocar a placa preta em sua primeira motocicleta (o procedimento é idêntico para os automóveis).





IDADE


Pra começo de conversa, criança neste clubinho não entra, então se sua motoca ainda não completou os 30 anos de FABRICAÇÃO (vale o ano de fabricação e não ano do modelo), ela não está apta a ser emplacada com placa preta.  Aguarde mais um pouco - vale a pena.



ORIGINALIDADE


Pau Velho não entra!  Claro né?  caindo aos pedaços não dá!  tem que estar em ordem, original, bem conservada, a pontuação é subjetiva, vai da avaliação do automóvel clube, mas o bom senso prevalece.  Apresente uma moto "colecionável" para não perder dinheiro e não se frustrar.



FILIAÇÃO


Filie-se a um automóvel clube de sua região (isso mesmo, automóvel clube), são raros os motorcycles clubes filiados a FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos), os "Automóvel Clubes" estão habilitados a certificar motocicletas também, MAS, antes verifique se o clube ao qual está se filiando está filiado a FBVA, a melhor forma de fazer isso?  no site da FBVA, encontre o mais próximo de sua casa....



VISTORIA


A turma desses clubes é bem legal. Acolhem bem os que chegam, são atenciosos e costumam dar boas informações, vão te ensinar tudo sobre a vistoria, documentação, taxas internas do clube e etc.  Não se assuste, haverão taxas sim, mas sua moto merece!



CERTIFICADO DE ORIGINALIDADE


Feita a vistoria pelo Clube, ela será submetida a FBVA, que, caso de acordo, emitirá o certificado de originalidade.  Isso leva um tempinho, contenha a ansiedade, o processo está quase no final!



DESPACHANTE


Com esse certificado em mãos, procure um despachante de sua confiança, leve a documentação da moto, documento de transferencia, comprovante de residência, certificado de originalidade, vai pagar mais algumas taxas (como se fosse uma transferencia e emplacamento novo).. e em poucos dias sua moto receberá a placa preta sonhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário