Anúncios de Época!

A primeira vista é uma delicia ver esses anúncios incríveis - Pura recordação!  Quanto tempo passamos "namorando" uma propaganda dessas, olhando detalhes, sonhando, até chegar a comprar - ou que não compramos e nunca deixou de ser um sonho - isso pouco importa!  Os anúncios tem essa magia, de nos transportar de volta aquele momento incrível!

Más, além disso, são uma fonte fidedigna de detalhes para restauradores, pois na foto do anúncio a posição dos adesivos, o acabamento dos manetes, espelhos, banco, cores, faixas, cromados, refletivos, a cor daquele pedalzinho que você estava em dúvida... tudo está lá! e na maior perfeição!  Basta ter a sorte de que a foto do anuncio reflita aquele lado da moto que você quer ver...



Outro lado muito interessante que podemos observar, é que, refletindo a realidade de um país essencialmente pobre, a grande maioria dos anúncios sempre enfatizava o lado econômico da motocicleta!  Deixando de lado prazer.   Observe que, de todos os anúncios que colocamos aqui, apenas um aborda o tema liberdade, os demais falam em economia...  Até mesmo o da viúva negra - enfatiza a resistência e segurança e não dá tanta atenção à esportividade da motocicleta!  Curioso isso, mas faz todo sentido, quando lembramos que ela tinha pela frente a Honda CBX750F com sua fama de robusta, indestrutível e que o motor dois tempos era considerado descartável!   A Yamaha buscava desconstruir essa imagem!

Desta forma,  "viaje" conosco nesses anúncios, entendendo o que se passava em cada momento, qual a necessidade de cada fabricante e que grupo de motociclistas queria atingir!
















Comentários

  1. Minha nossa, show de lembranças.
    É por isso que minhas revistas anos 70/80 vão continuar guardadas.
    Tinha uma propaganda numa revista DRM dos anos 70, linha Honda, Husqvarna, e por aí vai.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional!!! Até as "propagandas de antigamente" eram mais legais!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Um pouco mais quanto ao Renha:
    http://www.lexicarbrasil.com.br/renha/

    ResponderExcluir
  4. Poxa.... que bacana!! As propagandas nas revistas eram top!! Comecei a colecionar revistas de moto aos 11 anos... em 1982... lembro que a primeira revista que comprei era uma com o lançamento da XL250R...uma reportagem na França...E peguei também as dos meus irmãos, que são mais velhos. Eles tinham algumas dos anos 70... Pois bem... em 2014, em um lapso total e imperdoável, resolvi me desfazer de todas... ARREPENDIMENTO MONSTROOOOOOOO!!NUNCA me perdoarei. Hoje tenho uma CBX750F, 1986, black, que estou dando um bom trato...e seria bom demais ter as revistas... Enfim... Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurilio, Mercado Livre tem muitas revistas.
      Vira e mexe pego alguma.

      Excluir
    2. Sério?? Não sabia! Muito obrigado!

      Excluir
    3. também " perdi " minhas coleções de motoshow, motosport, duas rodas e quatro rodas Moto.... tenho comprado alguns exemplares especificamente sobre as Agrales,marca que quase esta desaparecendo dos anúncios....

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

YAMAHA XT600Z TÉNÉRÉ

HONDA CB400

As XL que você nunca viu.