AS MOTOS DO PARIS-DAKAR - COMO ERAM HÁ 30 ANOS?

Imagens incríveis das motos que disputavam o rali Paris-Dakar em 1984!!

Honda, Yamaha, BMW, máquinas raras como a francesa Barigo com motor rotax, Husqvarna - acredite: com motor 2 tempos!!!  e até mesmo um side-car com motor 4 cilindros em linha de 1100cc da suzuki GSX correram naquele ano! (side-car no deserto é sacanagem, hein!)


A BMW faturava o título daquele ano, já pela terceira vez, deixando as japonesas Yamaha e Honda literalmente a ver poeira!

Conheça cada uma das máquinas aqui:


A XLR 620 - uma obra de arte! note os aros dourados, o motor RFVC, o tanque de proporções "dakarianas". Pelo comprimento do "pezinho" e o tamanho da sanfona da bengala da suspensão dianteira da pra imaginar a altura das suspensões desta motocicleta!




A favorita daquele ano era a BMW com motor 1040cc, boxer com 80hp... e o favoritismo prevaleceu, pois o belga Gaston Rahier, com a BMW, faturou o primeiro lugar naquele distante 1984!

Uma Honda XL500 de um competidor independente, chamava atenção naquela época pela pintura camuflada, mas hoje nos chama atenção por alguns detalhes:  - freio dianteiro a tambor! - motor, olhem de perto, é basicamente o mesmo da conhecida XL250R (derivada da XL500R).  Só não precisava era ter banco de oncinha hein!!!

A husqvarna, incrivel, um motor 2 tempos de 500cm3 e um tanque de absurdos 69 litros!
E a Barigo? com poderoso motor rotax de 560cc. - esse construtor francês produzia motos fantásticas com motores de fabricantes consagrados!
A base era a nossa conhecida Yamaha XT600, mas modificada, é claro, essa ai, pilotada pelo mitológico Jacky Vimond

Side Car produzido a partir do robusto e confiável, praticamente indestrutível, motor Suzuki 4 cilindros a ar 1100cc. O Side car nos chama atenção por detalhes interessantes, como o escarpamento saindo pela lateral, ou a suspensão dianteira com amortecedor externo e auxilio à nitrogênio. Coragem de quem pilotava e mais ainda do "passageiro"!

fonte: revista motoshow

Essas motos são incríveis, não são?  outras motos legais estão em nossa seção arquivo.

Comentários

vitor medeiros disse…
Parabens pelo Blog....Motoshow Fevereiro de 84...
Laercio Pereira disse…
TENERE 600 SEMPRE SERA A PRINCIPAL DA ISTORIA DO PARIS DAKAR TENHO 1 AINDA 88
Rodrigo Dom disse…
Muito legal.... Adoro ver estas motos antigas, ainda mais de rali. Quem tiver a oportunidade, visite o museu Sinshein na Alemanha. Várias motos daqueles tempos.
Denio Coelho disse…
Saudade dessa época... Eu esperava o ano todo pela revista MotoShow para ver as fotos incríveis do Rali da "Morte" o famoso Paris-Dakar!!!
TechProjekt disse…
Parabéns Diego Rosa. Merecido título de bunda de ferro