...de ídolo à amigo!

No último sábado, recebemos novamente vários jornalistas especializados em motos aqui na garagem do Motos Clássicas 80.  Foi a "Avant Premiere" do vídeo "A Coleção de Amigos II - Os Jornalistas" que foi ao ar, via youtube, naquele mesmo dia!

Moto BMW com amigos em casa
Que honra!  receber "em casa" caras como Roberto Agresti e Josias Silveira!


O vídeo acabou se tornando um documentário muito legal, contando como era o motociclismo naquela época, sob a ótica dos jornalistas.  Como eram os trabalhos de campo, as viagens-teste, o por nós tão conhecido "dinamômetro do IPT", a vida sem GPS, os comparativos extravagantes e muito mais!  Está disponível e você pode conferir agora mesmo!

Mas "o molho" não acaba ai, vocês devem ter notado que, desde o começo, denominamos nossos vídeos por "A Coleção de Amigos", e a razão pra isso é simples, não temos um grande acervo para chamar de coleção de motos, seria muita arrogância de nossa parte. E por outro lado, nossa garagem conta mais histórias nas paredes do que nas motocicletas!  São inúmeros posteres de época, itens autografados por personalidades do motociclismo, história de motos e motociclistas, documentação farta dos modelos e o melhor de tudo - o sofá e a geladeira!  Em nosso espaço, só entram amigos, e os que não eram amigos ainda, tornam-se!  Desta forma, entendemos que a verdadeira coleção é a de amigos, as motos servem apenas pra nos reunir.

Por mais que eu tenha, em um dado momento (2003 a 2009), passado de leitor para "piloto de testes" da revista Duas Rodas, sempre me considerei um leitor, e assim sigo admirando o trabalho desses grandes mestres.

Esses jornalistas, que pra nós, apaixonados por motocicletas são celebridades, aceitaram nosso convite e aqui dentro, se tornaram amigos!  Vieram em julho pra fazer o passeio e as filmagens e voltaram sábado passado pra ver o resultado e confraternizar novamente!  Foi incrível!

Agresti autografando algumas velhas revistas "Motoshow" e Tite e Diego tietando o cidadão!
Agresti autografando algumas velhas revistas "Motoshow" e Tite e Diego tietando o cidadão!


Será que o Josias estava explicando ao Agresti como vir de Manaus para São Paulo de XL250R?
Será que o Josias estava explicando ao Agresti como vir de Manaus para São Paulo de XL250R?


Ver Roberto Agresti (ex Motoshow e Revista da Moto!) e Josias Silveira (ex Duas Rodas) juntos conversando em cima da  XL250R...  Geraldo "Tite" Simões e Gabriel Marazzi falando sobre motos, ali... bem na sua frente!  Téo Mascarenhas, Laner Azevedo, Eduardo "Minhoca" Zampieri, o Carlãozinho Coachman, Fabiano Godoy, Cícero Lima, Aldo Tizzani, Marcelo Vigneron, Mário Villaescusa que clicou a maioria das fotos que você curte há 20 anos na Duas Rodas ... segura coração!

Luiz "Careca" Mingione contando pro Fabiano Godoy, Marcelo Resende e Aldo Tizzani como venceu as dunas dos desertos  africanos durante o Paris Dakar de 2001/2002 - enquanto Diego ao fundo, ouvia atentamente as histórias de Roberto Agresti
Luiz "Careca" Mingione contando pro Fabiano Godoy, Marcelo Resende e Aldo Tizzani como venceu as dunas dos desertos
africanos durante o Paris Dakar de 2001/2002 - enquanto Diego ao fundo, ouvia atentamente as histórias de Roberto Agresti


Sem falar que, quando menos esperava, entram pela porta do Motos Clássicas 80 outras figuras incríveis - Luiz "Careca" Mingione - isso mesmo, o Luiz Careca, vencedor do Paris Dakar de 2002 em sua categoria (Super Production até 250cc) e criador da Honda Biz e o aventureiro Gau, que dispensa apresentações. Mas só lembrando, o Gau foi o primeiro a cruzar a transamazônica de moto, em 1976, com uma Harley Davidson usando pneus de Jeep...  Segue até hoje rodando de moto com muito entusiasmo e passou por aqui.

Enquanto o fotógrafo Mario Villaescusa apontava, Luiz Mingione, Marcelo Resende, Fabiano Godoy e seu sócio Fábio Caldeira
Enquanto o fotógrafo Mario Villaescusa apontava, Luiz Mingione, Marcelo Resende, Fabiano Godoy e seu sócio Fábio Caldeira


Cícero Lima, mentor, curador e sempre nos bastidores do Motos Clássicas 80 com Josias Silveira, que foi seu chefe na   redação da revista Duas Rodas
Cícero Lima, mentor, curador e sempre nos bastidores do Motos Clássicas 80 com Josias Silveira, que foi seu chefe na   redação da revista Duas Rodas

Roberto Agresti, Geraldo "Tite" Simões, Edu "Minhoca" Zampieri, Cicero Lima e Mario Villaescusa
Roberto Agresti, Geraldo "Tite" Simões, Edu "Minhoca" Zampieri, Cicero Lima e Mario Villaescusa 



Nada é pequeno se feito com amor  


Desde o dia 0, o Motos Clássicas 80 foi feito com carinho, página por página do velho blog, vídeos, fotos, a escolha das motos, de cada item que foi pra parede - tudo com imenso cuidado e dedicação. O resultado vem aparecendo aos poucos, mas muito solido.

A grande parte de nossos leitores são assíduos, sabem que publicamos toda quinta feira cedo e esperam por este momento.  Nossos seguidores nas redes sociais, não apenas curtem, mas comentam o que faz sentir a proximidade de todos.

Marcelo Vigneron foi fotografado num dos raros momentos em que largou de sua maquina fotográfica, foi o responsável por todos os clicks desse evento!
Marcelo Vigneron foi fotografado num dos raros momentos em que largou de sua maquina fotográfica, foi o responsável por todos os clicks desse evento!

Luiz Mingione também deixou suas marcas no Motos Clássicas 80
Luiz Mingione também deixou suas marcas no Motos Clássicas 80

Assim como Edu Minhoca, rabiscando o tanque da CBX Aero
Assim como Edu Minhoca, rabiscando o tanque da CBX Aero

Agresti deixando suas pegadas pra eternidade, na sede do Motos Clássicas 80.
Agresti deixando suas pegadas pra eternidade, na sede do Motos Clássicas 80.  Ele não sabe, mas assinar esse tanque equivale a escrever um livro e plantar uma arvore!


E assim seguimos nosso caminho, falando sobre motos e costumes dos anos 1980/90, acima de tudo colecionando amigos!

Outros vídeos já estão nos planos, isso acontecerá a cada dois anos, no primeiro tivemos "Amigos", no segundo "Jornalistas"... No terceiro pensamos em reunir aqui os "Pilotos da época"! Depois talvez os "grandes mecânicos"e, aos poucos, com amor e de forma despretensiosa, vamos contando um pouco da historia do motociclismo dessa época.


O vídeo completo tem 30 minutos e está disponível no youtube





fotos: Marcelo Vigneron

Comentários

Tabajara disse…
Realmente, tem que fazer força para segurar a emoção. Pessoas(ídolos) que nos traziam as informações do mundo lá fora, enquanto estávamos num país estacionado. Aguentaram leitores pra lá de terríveis como eu, com palavras e opiniões, cartas das piores possíveis, etc.. Fazer revistas de moto no Brasil, não deve ser mesmo tarefa fácil. Tenho DRM de 1975 em diante, guardadas, fora as que partiram nas mãos de amigos e não mais voltaram. Moto 4 Rodas, Motoshow e revista da Moto!, que dão uma saudades danada, e que só nós enchem de orgulho, pois a história está em suas páginas. Como vou ganhar na mega sena da virada, vou trazer de volta a revista da Moto!. Parabéns ao MC80 por tão bela reportagem e lembrança. Abração à todos.
Paulo Barreto disse…
Parabéns ao Cicero e ao Diego por colocar nossa cidade, Atibaia, no cenário motociclistico nacional! Reunião histórica!
Unknown disse…
Mil parabens ao Cicero e Diego pelo conteúdo fantastico. Vcs não imaginam como gostei da matéria, dos depoimentos, causos e emoção visíveis e invisíveis desses caras -que tenho muito orgulho de ser amigo ou no mínimos, conhecido- que são o tecido da nossa história em duas rodas. Parabéns, muito bom em todos os sentidos!!!!