A moto pode ser clássica, mas a bateria não!

Carregador de Bateria
Nem tudo é clássico!

Sempre nos lembramos com saudades das clássicas, enaltecemos suas características, desprezamos as modernas muitas vezes.  Más, quando o assunto é bateria, em uníssono os colecionadores concordam:  - as baterias seladas são excelentes!!!

O grande problema das baterias convencionais, além de precisar completar a "água", é que as vezes vazam, se o duto coletor não estiver bem posicionado ou estiver entupido, o vazamento vai pras "partes" da moto, e vai destruindo tudo, principalmente se pegar na pintura.

Para nossa sorte, a substituição da bateria convencional para as livres de manutenção é muito simples, basta tirar uma e colocar outra.  Nem conectores, nem parte elétrica, nada precisa ser alterado.

Mas como as clássicas são usadas poucas vezes, devemos ter alguns cuidados extras:

Bateria boa!

Bateria livre de manutenção
Não tem como fugir disso, compre bateria de uma marca de reconhecida qualidade.  Enquanto a queridinha dos entusiastas é a tradicional Yuasa, temos visto há algum tempo a entrada de uma outra bateria, a Motobatt, que eu pessoalmente testei em algumas motos e até agora o resultado é bem satisfatório como na Yamaha R1, foto ao lado. Algumas outras marcas já não me atenderam bem, "abrindo o bico" em alguns meses...

Como está o sistema elétrico?

Ao substituir a bateria, não custa nada dar uma checada na parte elétrica da moto, um bom mecânico-eletricista faz esse diagnostico em poucos minutos.  O gerador está gerando carga pra ela?  O regulador de voltagem está em ordem?  isso é básico!  Com um pouco mais de paciência e tempo, ele pode verificar se há alguma fuga de corrente também. Com a parte elétrica certificada, bora por a bateria nova!

Carregador x flutuador

O Flutuador ou Mantenedor de bateria, é uma
mão na roda para o colecionador!
Outra ferramenta moderna que nos ajuda demais, são os flutuadores.  Um pequeno dispositivo que foi feito pra ficar conectado a rede elétrica da sua garagem e a moto, mantendo a bateria sempre carregada pronta pra uso. Muito diferente dos carregadores!  Atenção, se voce mantiver a bateria conectada a um carregador de bateria por muitas horas, dias... vai estraga-la!!!  Os flutuadores automaticamente ligam e desligam, carregando e descansando a bateria em ciclos.  As baterias podem ficar conectadas aos flutuadores por anos, sem problema algum.  Foram feitos pra isso.

Por outro lado, o flutuador não carrega bateria, ele apenas mantém.  Se precisar dar uma carga nela, que seja uma carga muito lenta (10% da amperagem da bateria por 10 horas), ai é com o carregador mesmo!


Lítio

Pois já ia me esquecendo, ainda pouco comuns em nosso mercado e de preço mais elevado, mas as baterias de lítio (assim como seu celular e os automóveis elétricos) está vindo pra ficar.  Como característica mais importante tem o baixo peso (pouco importante pra quem curte uma clássica), mas em breve terão preço mais atraente e estarão dando vida às nossas motos!

Sem faltar energia


Pois então, quando o assunto é bateria, é realmente um caso à parte!  As modernas são fantásticas!  Cuide bem delas, que elas não deixarão faltar energia para sua moto, clássica ou moderna!

 

Comentários

  1. MT interessante esse artigo!! Quem tem moto clássica tem que cuidar da bateria dela !
    Acho que poderia comentar sobre a chave corta corrente pois é MT útil pra proteger a bateria de fugas no período que a moto está guardada e é fácil manuseio !!
    Sugiro uma matéria sobre como cuidar e proteger da corrosão
    as partes que ficam em contacto com a gasolina (e o álcool) !!

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