32 anos partindo no (mesmo) pedal

Há quantos anos você está casado?  E no mesmo emprego? 

Há quanto tempo você vive na mesma casa?  Com que frequência troca seu automóvel?

Dificilmente as respostas acima passam de uma década, algumas como as relacionadas a imóveis passam para duas décadas talvez, já os casamentos hoje em dia duram pouco...automóveis menos ainda.

Essa Honda XL 250R está com Diego há 32 anos

Ontem completaram-se 32 anos que dou partida, quase diariamente, em uma mesma motocicleta. Sim, essa Honda XL 250R da foto, ano 1984, está comigo desde 1988, quando tinha cerca de 2.000 km rodados.  Hoje, seu hodômetro acumula 36.000 km e a XL continua cumprindo seu papel, não de me levar e trazer, mas de me fazer sorrir. Isso acontece cada vez que o pedal é acionado e seu motor entra em funcionamento, num ritmo suave e lento, parecendo preguiçoso mas longe disso, esbanjando disposição.

Diariamente, claro, é uma licença poética, se nos primeiros anos, em minha adolescência era utilizada como veiculo de dia a dia, moto que me ensinou o caminho das pedras, depois ficou esquecida na garagem um tempo. Hoje divide espaço com outras mais de 20 motos de coleção, sendo muito bem tratada e circula em dias especiais, como hoje por exemplo.

O que interessa é o torque

Foi esse motor, que tem sua origem junto com a minha, lá no começo dos anos 1970, que me fez aprender que o legal era o torque, e não a potencia.  Muito embora eu tenha tido dezenas de outras motos com muito mais potencia e tenha aprendido a domá-las com o passar dos anos, mas o torque em baixas rotações sempre me fez sentir mais "em casa", mais perto de minhas origens.  Culpa da XL.

A XL veio com nome, seu proprietário anterior, e amigo até hoje, Nelsinho, a chamava de "Vermelhinha", e assim, a Vermelhinha foi trilhando seu caminho.  Em seus 36 anos de vida, já foi capa do portal UOL, em algumas ocasiões, quando foi seu aniversário de 30 anos e ganhou placa preta, e também quando passeou pela serra da mantiqueira com a concorrente de época Agrale 30.0.   Foi personagem da Revista Duas Rodas em diversas ocasiões, sempre que o assunto falava das antigas ela era convidada, e dava o ar da graça naquelas páginas ilustres.

Ao entorno dela consegui reunir caras muito legais,

Josias Silveira

Teo Mascarenhas

O Aventureiro "Gau"

Geraldo "Tite" Simões

Cícero Lima

Gabriel Marazzi

Fabiano Godoy
Laner Azevedo


Aldo Tizzani 

E muitos outros caras super legais!!!
É como eu digo e repito, Moto é uma maquina de fazer amigos!

Nesses 32 anos convivendo com a moto, aprendendo com ela, a vendo envelhecer, cuidando de suas ferrugens e vendo meus cabelos caírem, uma coisa ouvi do sábio Josias Silveira quando esteve aqui na garagem e cada diz mais faz sentido pra mim... "Nós vamos todos embora,  e essas motos vão continuar aqui, tuc tuc tuc, funcionando. Basta alguém dar manutenção básica e partida de vez em quando!"

E com todo respeito pelo leitor, sem querer usar palavras de baixo calão, mas não achei outra... 
Vermelhinha, você é foda!!!

Comentários

  1. legal, bom ver essa história.... que venham muitas alegrias com ela e os amigos...

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  2. legal, bom ver essa história.... que venham muitas alegrias com ela e os amigos...

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  3. legal, bom ver essa história.... que venham muitas alegrias com ela e os amigos...

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  4. Ótima matéria. Xzelao é um prazer ligar no pedal.

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  5. A primeira da foto é 1983 e não 1984, a 1984 já é carburação dupla... o motor é diferente...

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    1. Muita gente não sabe que até maio de 1984 foi vendida (como ano e modelo 1984) a XL250R e a partir de junho foi lançada a XLX250R com motor diferente, portanto, em 1984 existiram os dois modelos, e a da foto é sim uma 1984... abraço

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    2. Muito bacana. Tenho uma NX200 toda original. Chamo ela de (Higlander) O Guerreiro Imortal rsrsrs, desculpe me empolgo quando falo dela tbm. Mas tá ai gostei muito, achei bacana. Parabens...

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  6. Tenho uma guardada na minha garagem, que comprei "0" kilometro em março de 1984, e que não anda e nem funciono ela desde 1993. Me aposentei e estou pensando colocá-la para funcionar. Me aguarde!

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  7. Tive uma idêntica. Comprei zero em março de 1984. Em abril do mesmo ano a Honda lançou a XLX250R, dois carburadores, errou feio.

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