PLACA PRETA

Um guia para conseguir a tão sonhada condecoração!

* Motocicleta precisa ter 30 anos ou mais;
* Filie-se a um “automóvel club” de sua região que seja filiado a FBVA (consulte no site da FBVA a relação de clubes);
* Solicite a eles que façam uma vistoria;
* O automóvel club vai submeter a vistoria à FBVA e se aprovado, você receberá um Certificado de Originalidade;
* Com o certificado em mãos, basta procurar o despachante, ele providenciará a Placa Preta e demais tramites burocráticos;
* Pronto, Parabéns! Agora basta lacrar e exibir-se com a “joia” pelas ruas e exposições!

IDADE

Pra começo de conversa, criança neste clubinho não entra, então se sua motoca ainda não completou os 30 anos de FABRICAÇÃO (vale o ano de fabricação e não ano do modelo), ela não está apta a ser emplacada com placa preta.  Aguarde mais um pouco – vale a pena.

ORIGINALIDADE

Pau Velho não entra!  Claro né?  caindo aos pedaços não dá!  tem que estar em ordem, original, bem conservada, a pontuação é subjetiva, vai da avaliação do automóvel clube, mas o bom senso prevalece.  Apresente uma moto “colecionável” para não perder dinheiro e não se frustrar.

FILIAÇÃO

Filie-se a um automóvel clube de sua região (isso mesmo, automóvel clube), são raros os motorcycles clubes filiados a FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos), os “Automóvel Clubes” estão habilitados a certificar motocicletas também, MAS, antes verifique se o clube ao qual está se filiando está filiado a FBVA, a melhor forma de fazer isso?  no site da FBVA, encontre o mais próximo de sua casa….

VISTORIA

A turma desses clubes é bem legal. Acolhem bem os que chegam, são atenciosos e costumam dar boas informações, vão te ensinar tudo sobre a vistoria, documentação, taxas internas do clube e etc.  Não se assuste, haverão taxas sim, mas sua moto merece!

CERTIFICADO DE ORIGINALIDADE

Feita a vistoria pelo Clube, ela será submetida a FBVA, que, caso de acordo, emitirá o certificado de originalidade.  Isso leva um tempinho, contenha a ansiedade, o processo está quase no final!

DESPACHANTE

Com esse certificado em mãos, procure um despachante de sua confiança, leve a documentação da moto, documento de transferencia, comprovante de residência, certificado de originalidade, vai pagar mais algumas taxas (como se fosse uma transferencia e emplacamento novo).. e em poucos dias sua moto receberá a placa preta sonhada!