Naftalina – Lenda urbana ou “realidade aumentada”?
Que atire a primeira pedra quem, nos anos 1980 não pegou na lavanderia da mãe umas bolinhas de naftalina e socou dentro do tanque de combustível da motoca pra aumentar a octanagem, e fazer com que a bichinha andasse mais. (e deve ter achado que andou mesmo!)
Eramos garotos, o acesso a informação era precário – sendo assim, até titica de galinha colocaríamos ali dentro se nos fosse dito que melhoraria o desempenho. (desde que viesse com uma boa explicação, é claro!).
A explicação para a Naftalina era (e ainda é) interessante, e ainda hoje, existem pessoas que indicam, assim como existem outras que abominem tal prática.
Naftalina é um hidrocarboneto, assim como a gasolina – humm isso é bom! E é fato que naftalina vai queimar também, depois de misturada a gasolina. Mas, que vai fazer aumentar a octanagem, ou a potencia… ai a historia já é diferente!
Se é uma lenda tão antiga, com o marketing evoluído de hoje, porque não algum fabricante usaria essa pegada?! – nossa gasolina tem naftalina! seu carro vai voar!?! – simples, porque o consumidor também evoluiu, e certamente vai questionar… ou pior, outro fabricante poderia desvendar tal historinha e o tiro acabaria saindo pela culatra.
Outra coisa que, hoje em dia é uma preocupação, antes não era – é o fato que, respirar naftalina queimada (gases do escapamento) não seria nada saudável.
Enfim, existem, como em todo tema polemico, lado dos caras que usaram e sentiram uma diferença enorme, e o lado dos que argumentam que não serve pra nada!
HEiii!!! alto lá! Não serve pra nada?! Isso ai não é verdade! Tenho certeza que, depois de adicionar umas 6 ou 7 bolinhas de naftalina no tanque de sua moto…. as baratas não vão se criar mais lá dentro!
Você usava? Sentia diferença?
![Diego Rosa](http://motosclassicas80.com/wp-content/uploads/2021/02/diego-1.jpg)
Aos 50 anos, Diego completa 37 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.
Como foi dito nos ano 80 andávamos de 125,e todas as "receitas" para aumentar o desempenho eram testadas.
Escapamentos esportivos ou tirar o miolo,tampa do filtro de ar furada(para aumentar a vazão),pinhão com mais ou menos dentes,e no caso dos motores 2 tempos,mexer mesmo sem muito conhecimento técnico nas "janelas"do motor e outras maluquices mais.
No final as motinhas ficavam mais barulhentas e…….só,mas era o que tínhamos para o momento e nos divertíamos muito,abraços.
Como foi dito nos ano 80 andávamos de 125,e todas as "receitas" para aumentar o desempenho eram testadas.
Escapamentos esportivos ou tirar o miolo,tampa do filtro de ar furada(para aumentar a vazão),pinhão com mais ou menos dentes,e no caso dos motores 2 tempos,mexer mesmo sem muito conhecimento técnico nas "janelas"do motor e outras maluquices mais.
No final as motinhas ficavam mais barulhentas e…….só,mas era o que tínhamos para o momento e nos divertíamos muito,abraços.
exatamente! me lembro de abrir furos na caixa de ar, e também de "desmiolar" o escapamento…kkkk boa boa boa… será que de tanto futricar e estragar as motos, veio com a idade, a obsessão pelo original?!
exatamente! me lembro de abrir furos na caixa de ar, e também de "desmiolar" o escapamento…kkkk boa boa boa… será que de tanto futricar e estragar as motos, veio com a idade, a obsessão pelo original?!
exatamente! me lembro de abrir furos na caixa de ar, e também de "desmiolar" o escapamento…kkkk boa boa boa… será que de tanto futricar e estragar as motos, veio com a idade, a obsessão pelo original?!