Boas vindas às novas clássicas!

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As novas clássicas!

Essa postagem é muito especial, é a primeira da década – Feliz 2020 para todos!!!!

Bacana isso… mas qual a relação disso com as motos clássicas?
Antes disso, vamos entender: Afinal o  que é uma motocicleta clássica?
Existem certamente mais de 100 respostas para essa questão, é uma denominação um tanto quanto subjetiva, mas certamente a “idade” é um dos itens determinantes.
A postagem parece legal, mas o que faz esse “ser” de 4 rodas ai?  pirou?  aqui lugar de motos…

De acordo com algumas organizações internacionais

Como “The Antique Automobile Club of America” por exemplo, um veiculo torna-se clássico a partir dos 25 anos de sua fabricação.  Outras denominações incomuns no Brasil, mas amplamente aceitas em outros países como por exemplo: “Antique” para veículos com mais de 50 anos da data de fabricação e ainda vão mais longe, classificando os mais antigos ainda como “Vintage”.
Seria simples se fosse assim.  Acontece que para muitos, para ser classificado como clássico, o veiculo não pode ser apenas antigo. Peço licença para entrar no mundo dos automóveis pra exemplificar…:  Pode ser interessante ter um Hyundai HB20 daqui a 30 anos, ele pode fazer sentido pra você, por ter sido o carro de sua época de faculdade… mas será ele um clássico?  E se a mesma pergunta for feita para uma BMW Z4, aquele incrível roadster dois lugares com motores estupidamente fortes e que, ja hoje, torcem pescoços por ai? 
Pois então, essa incursão no mundo dos automóveis ajuda a dar uma luz no conceito de clássico.   Z4 tem muito potencial de se tornar um, assim como já aconteceu com seu antecessor, o Z3 ou o incrível Z8 que ja ocupam seus espaços no museu da BMW na Alemanha.   Resultado pratico disso, é que dois veículos da mesma idade, um “mais clássico” que o outro,  terão valores muito diferentes no futuro, de acordo com sua raridade, seu potencial para integrar uma coleção, seu significado histórico…

Voltando pro mundo das motos (ufa!) 

Valkyrie Rune, essa é uma daquelas motos que, no lançamento ja podia-se afirmar:  nasceu clássica!
A Honda Valkyrie Rune é um exemplo de moto recente que “já nasceu clássica” …  hoje, pouco mais de 15 anos depois de ter saído de linha, é muito procurada e freqüentemente encontrada a venda por valores acima dos 100.000 reais.  – Ah e atenção, a Honda Japão anunciou uma nova versão dela agora para 2020…  mais uma clássica nascendo ai.
Mas, falando de clássica, a boa nova é que ao entrarmos na década de 2020 as motos da década de 1990 começam, oficialmente, a tornar-se clássicas, pois aqui no Brasil, acompanhando a autorização para colocação de placa preta, são considerados clássicos veículos com data de fabricação ha mais de 30 anos.
Da mesma forma que há 6 anos atras quando comecei este blog, a “turma de 1970” torcia o nariz pra motos dos anos 1980,  neste começo teremos uma certa dificuldade pra aceitar as novas clássicas, mas aos poucos vamos nos acostumando, e será um momento muito interessante…

Se nos anos 1970

As motos eram importadas, era a febre dos 4 cilindros (sem desmerecer as de 2 ou mono, e sem nos esquecermos das de 6 cilindros), com cromados pra todos os lados, com maior parte das peças feitas de metal…

Nos anos 1980

O plástico entrou com força, a importação no Brasil estava proibida, e a historia que as coleções dos anos 1980 nos contam é a historia da industria motociclistica no Brasil e seus primeiros passos…  cada lançamento, o fim dos cromados, a profusão das trail…

Nos anos 1990

Já agora, com a chegada das motos dos anos 1990 nesse seleto hall, vamos ver o uso massivo dos plásticos nas esportivas 100% carenadas, uso de materiais nobres e leves, como alumínio, titânio em busca do menor peso,  a volta da importação de motos no Brasil, onde passamos passamos de 3 ou 4 marcas nos anos 1980 pra uma ou duas dezenas na década a que se segue. A solidificação do conceito big trail, a guerra das velocidades finais (acima dos 300km/h) e muito mais.
Desde sempre o Motos Clássicas 80 permitiu-se falar de motos do final dos anos 1970 e do inicio dos anos 1990, seguiremos assim, sem regras muito rígidas, recordando o motociclismo daquele tempo com muito entusiasmo.   Fique com a gente!

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8 thoughts on “Boas vindas às novas clássicas!

  • Acho que agora consigo entrar pra esse time com minha Sahara 97.

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  • Acho que agora consigo entrar pra esse time com minha Sahara 97.

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  • Acho que agora consigo entrar pra esse time com minha Sahara 97.

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