Descubra qual é a melhor gasolina para a sua moto

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Veja com qual tipo de gasolina é o preferido pelos donos de clássicas

Nunca a internet foi tão importante e jamais dependemos tanto da tal rede mundial de computadores. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 70% da população do Brasil possui conexão com a rede. Estamos falando de mais de 130 milhões de brasileiros. Ufa, quanta gente!
O interessante é saber que uma parte, bem pequena é claro, desses brasileiros gosta de motos clássicas e segue os posts semanais do Moto Clássicas 80.

Mas quem são essas pessoas, quais são seus hábitos de consumo e como convivem com suas motos?

Há um tempo atrás o Diego Rosa, agitou as redes sociais do nosso site com algumas perguntas bem legais. Em postagens no Instagram e também no Facebook perguntou que tipo de gasolina os amantes das clássicas usam suas motos: Comum, Aditivada ou Podium.

Antes de falarmos do resultado vale uma curiosidade. Existe no Brasil uma gasolina sem etanol – que é produzida pela Petrobras e chamada Gasolina “A”. Seguindo as normas da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Depois cada distribuidora adiciona o etanol de acordo com a legislação (atualmente 27%).

Os tipos de gasolina

A gasolina comum possui octanagem mínima de 92 unidades, medida pelo método RON que é a abreviatura de (Research Octane Number) um método que avalia a resistência da gasolina à detonação dentro da câmara de combustão, a famigerada batida de pino.
De acordo com a ANP a gasolina aditivada é a gasolina comum “com o acréscimo de um aditivo com propriedades detergentes, que ajuda a manter limpo o sistema de alimentação do veículo”.
Já a gasolina Podium tem maior octanagem (97) e também recebe aditivos e menos etanol, “apenas” 25%.
Nas páginas do Face e do Instagram tivemos centenas de interações e muitas respostas cravaram uma escolha e a preferência por um determinado tipo de gasolina. Quase metade daqueles que responderam usam a Comum e a segunda mais utilizada é a Aditivada. Veja as porcentagens:
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Mais interessante do que a frieza e a estatística dos números são os motivos que levam os donos das motos a escolher determinado tipo de gasolina em detrimento de outro.
Muita gente justifica a escolha pelo tipo comum “sem frescura” dizendo que ela produz menos borra no carburador. Já outros discordam e dizem que a aditivada é a adequada para as motos mais antigas. Em terceiro ligar na escolha está a Podium.

Palavra dos mecânicos

Consultamos o experimente mecânico Alexandre Tamassia da Central Motos (Atibaia, SP) sobre qual  tipo de gasolina ele recomendaria numa clássica (carburada) “Eu usaria a comum, pelo fato dela não receber aditivos, alguns deles podem não ser tão benvindos para o motor da moto. Cada bandeira usa um tipo de aditivo ou seja a sua formulação é alterada. Vejo como a gasolina comum como a melhor, desde que a moto não fique muito tempo parada. E também sempre seguindo aquele procedimento clássico “andei com a moto parei, fecho o registro, a popular torneirinha, deixa a moto funcionando até desligar o motor.
Já a Podim eu recomendaria para uma esportiva “de bom desempenho” com taxa de compressão maior, em alguns casos ao usar essa tipo de combustível é necessário “carburar” a moto.
Também falamos com o Marcelo Peixoto, da Oficina Tecmoto (São Paulo, SP) ele já indica a Podium “mais pela maior estabilidade e pureza do que por busca por desempenho”. A segunda opção é a Aditivida “mas só se a moto é usada com maior frequência , tipo duas vezes por semana”.

Cada um na sua

O post também mostrou que a galera está ligada nos vídeos que circulam na internet ensinando como separar a gasolina do etanol. Não faltaram também comentários interessantes, inteligentes e até hilários sobre o tema, falando até da naftalina, lembra disso?
Ou seja, o tema gasolina parece ser motivo de discussão entre os amantes de motos e carros, tanto que não faltam vídeos, matérias e até fórmulas mágicas para conseguir uma gasolina pura. O que vale mesmo é cada um manifestar sua opinião e ser feliz com a sua moto, não importa com qual tipo de gasolina abasteça.
Qualquer que seja a sua gasolina preferida, ela segue o mesmo caminho até chegar nas bombas de combustíveis independente da bandeira do posto. Dá uma olhada no vídeo…


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6 comentários sobre “Descubra qual é a melhor gasolina para a sua moto

  • Bom, depois que passei a abastecer minha CB 450TR com a Shell Vpower, nunca mais tive problemas de alimentação, fixar mandando limpar carburador. Vpower, ou Podium da Petrobrás ou outra marca, mas aditivada. Agora também falam da Ipiranga DTClean. Nunca usei, mas vou experimentar no próximo abastecimento.

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  • Cícero, desde os tempos da "gasolina azul" que sabemos que nossa gasolina sempre poderia ter sido melhor, só temos gasolina boa se pagarmos o preço da "especial'. Atualmente temos até a opção da adtivada, intermediária entre a "azul", a de maior octanagem que atualmente seriam as do tipo da Podium, e a comum que pelo que vejo é superior à comum antiga. Mas o preço, alegadamente regulado pelo mercado internacional, tá pesado… A favor a tecnologia que adiciona álcool anidro como antidetonante, papel antes realizado pelo famigerado chumbo tetraetila, poluente e contaminante.

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  • Na minha XLX 250R, ano 1990, só uso a gasolina Octapro da Ipiranga. A moto não engasga, não falha e pode ficar um bom tempo parada que pega fácil. Aliás, nas motos, só uso essa gasolina. Lógico que não uso tanto assim as motos.

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  • Boa tarde
    Tenho uma sahara 99, as vezes ela da uma falhada e em determinadas vezes, geralmente quando paro no sinal as vezes ela apaga, vocês acham que se eu utilizar por exemplo esta Octapro, ou uma podium ela pode melhorar? Uso a aditivada.

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    • esse “defeito” é uma característica. uma boa regulagem no carburador costuma ajudar. nos aqui usamos podium, mas isso está mais ligado a regulagem do carburador mesmo.

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