Honda CBX 750F completa 35 anos
CBX 750F – nos idos de 1986
Quando falamos de um período importante para o motociclismo brasileiro, o ano de 1986, nunca pode ficar de fora. Foi em abril daquele ano que se iniciou a produção da Honda CBX 750F no País. A princípio, as unidades eram importadas do Japão e montadas na fábrica da Honda em Manaus.
O fascínio dos quatro cilindros
Equipadas com motor de quatro cilindros em linha com 82 cavalos de potência, as “importadas” usavam roda de 16 polegadas e tinham uma alma mais esportiva. Depois foram nacionalizadas, em 1987, ganharam rodas de 18 polegadas até que chegou a versão Indy, em 1990, com suas grandes carenagens.
A Black, a Rothmans ou a Canadense?
Nessa trajetória de quase dez anos, começou em abril de 1986 e durou até dezembro de 1994, o modelo ganhou apelidos e que estavam ligados aos seus grafismos e cores. A primeira, toda preta, era conhecida por Black, também tivemos a Hollywood, a Magia Negra, a Rothmans. Tantos nomes valeram uma excelente matéria que o Diego Rosa publicou aqui no Motos Clássicas 80.
Quantas ?
Mas hoje, primeiro de abril, queremos falar dos números de vendas. Eles mostram como o mercado reagiu à chegada de uma moto tão esperada, cara e sofisticada (para os padrões da época, é claro).
Produção ano a ano
Para comemorar o aniversário da CBX nos debruçamos nos números da Abraciclo (associação dos fabricantes de motos), com paciência fomos esmiuçando a produção.
Quase uma década
Durante 105 meses, de abril de 1986 a dezembro de 1994, os funcionários da Honda em Manaus tinham a missão de encaixar os componentes vindos do Japão com os componentes nacionais.
Mais de 11.000 motos
Mais de 11.000 CBX 750F que foram embarcadas nas balsas e cruzaram o Brasil para fazer a alegria dos concessionários e seus clientes.
Esses números mostram porque determinada cor ou versão é mais popular. A versão 1987 foi a mais produzida e (teoricamente) é mais fácil de ser encontrada, foram produzidas 2.624 unidades. Já a versão Indy, que teve início em março de 1990, é uma raridade. Um exemplar de 1993, por exemplo, é mosca branca pois, naquele ano, apenas 213 unidades saíram da linha de produção.
As revistas esbaldaram-se
Em época de pouca moto no mercado pra publicar, as revistas de época esbaldaram-se com o lançamento da CBX. Na revista Duas Rodas, por exemplo, número 138 (Dezembro/1986), a reportagem – escrita pelos amigos Tite Simões e Gabriel Marazzi – falava sobre desempenho do motor de 82 cv e outros destaques da nova “nacional” que superou os 213 km/h de velocidade máxima nos testes da revista. Alguns testes de época estão disponíveis para download.
Desempenho de vendas
Mas o desempenho do motor não foi acompanhado pelo número de vendas, que nunca chegou as 300 unidades por mês, segundo a reportagem, o total de vendas estimado pelo fabricante. Os números mostram que, de1987 a 1989, a CBX 750F superou a produção de 2.000 unidades/ano, nos outros anos, as vendas despencavam até chegar a poucas centenas .
A moto mais cara do mundo
É inegável que a CBX despertava paixões e, quem estive com uma, sempre ficava mais “bonito e charmoso”. Contra a CBX havia o maior inimigo do mercado: o preço! Ela custava na tabela Cz$ 137.238,00 e as primeiras unidades eram vendidas por Cz$ 400.000,00!!!!. Sei que é difícil decifrar quanto valeira isso hoje. Para fazer uma comparação em 1986 um Monza 2.0 em 1986 custava Cz$ 118.670,00.
Ainda assim, mas de 11 mil felizardos tiveram a oportunidade de levar uma CBX 750F para casa e algumas ainda rodam por aí e são vendidas com preços entre R$ 14.000,00 e R$ 70.000,00.
Produção mês a mês
Veja quantas unidades da CBX 750F foram produzidas mês a mês…
Jornalista Especializado em veículos e mobilidade. Editou a revista Duas Rodas, foi colunista do portal UOL e criou publicações como Revista Ordem de Serviço e edita atualmente a revista MotoEscola.
Excelente texto!
Muito interessante a história, como muitos, sempre fui apaixonado pela 750, hoje sou um feliz proprietário de um Black 86..
Tive a felicidade de comprar uma zero km, fiquei três anos com ela. Andei apenas 10.000 km
Você esqueceu das 168 Hollywood fabricadas em 1986, as mais raras.
Incrível como a Honda conseguiu estragar uma moto que era excepcional. Não ficou muito ruim com a nacionalização, mas deu aquela impressão de deixada de lado. Adoro ambas, a primeira como a nacionalizada, mas ficou triste. Ótima lembrança.
Que bacana. A reportagem acima inseriu as 299 hollywood 1986 produzidas no final de setembro de 1986 para 1987. Show.
Doutor da galo. Ribeirão Preto = SP.
Fazendo a conversão para a moeda de hoje, sendo que um real hoje valia Cr$2.750,00, Cr$137.238,00 / Cr$2.750,00 = R$49.904,00; pouco mais caro que uma nc750x de hj, que sai zero da loja por R$44.383,00; agora se cogitar os Cr$400.000,00 como diz a matéria aí fica salgado, mesmo preço da pra comprar um Civic zero hoje, mais de R$145.000,00.
Boa tarde.
Fui feliz de ter uma HOLLYWOOD E muito mais feliz pois na época sofri uma tentativa de latrocínio e os 3 tiros disparado contra mim acertaram a minha Hollywood. Infelizmente tive que vender. Más esse MITO permanece em minha memória é meu coração.
Tive duas magia negra ano 88, fui muito feliz, muitos kms rodados.
Famosa sete galo
Possuo uma Magia Negra, desde 1988. Com ela fiz viagens fantásticas: Recife, Porto Seguro, Goiânia, Megacycle (Serra Negra-SP). Agora, com apenas 50.000 km e uma folha de bons serviços prestados, a mantenho comigo, linda! Como sempre foi a velha companheira.
7Galo, sonho de infância. Há 4 anos atrás consegui comprar uma, depois de aproximadamente 2 anos procurando uma que estivesse da forma que queria. Consegui encontrar uma Neon 1990, 27.000Km, 100% original, exceto pneus, que estava “jogada” em uma fazenda no interior do PR. Show de bola, essa vai ficar para herança…….Agora está com 33.000Km.
Tenho uma Blak 86 número 293 do lote de 640 estou querendo vender toda original
Bom dia, ainda está com a Black ?
Sou apaixonado por essa moto, mas não tive o privilégio de ter uma na época , ainda pretendo comprar uma , gostaria que a Honda comemora-se fabricando uma série desta maravilhosa 750 F.
Boa tarde tem como publicar matéria destas sobre drag star 650 obrigado
Bom dia, ainda está com a Black ? qual o valor ?