AS MOTOS DO PARIS-DAKAR – COMO ERAM HÁ 35 ANOS?

Compartilhe este conteúdo

Imagens incríveis das motos que disputavam o rali Paris-Dakar em 1984!!

Honda, Yamaha, BMW, máquinas raras como a francesa Barigo com motor rotax, Husqvarna – acredite: com motor 2 tempos!!!  e até mesmo um side-car com motor 4 cilindros em linha de 1100cc da suzuki GSX correram naquele ano! (side-car no deserto é sacanagem, hein!)

A BMW faturava o título daquele ano, já pela terceira vez, deixando as japonesas Yamaha e Honda literalmente a ver poeira!

Conheça algumas das máquinas

A XLR 620 – uma obra de arte! note os aros dourados, o motor RFVC, o tanque de proporções “dakarianas”. Pelo comprimento do “pezinho” e o tamanho da sanfona da bengala da suspensão dianteira da pra imaginar a altura das suspensões desta motocicleta!

BMW

Nosso colunista e Victor Gellert conheceu uma dessas motos e nos contou em detalhes

a bmw do paris dakar de gaston rahier
A favorita daquele ano era a BMW com motor 1040cc, boxer com 80hp… e o favoritismo prevaleceu, pois o belga Gaston Rahier, com a BMW, faturou o primeiro lugar naquele distante 1984!

Saiba mais sobre a XL 500

xl 500 paris dakar anos 1980
Uma Honda XL500 de um competidor independente, chamava atenção naquela época pela pintura camuflada, mas hoje nos chama atenção por alguns detalhes:  – freio dianteiro a tambor! – motor, olhem de perto, é basicamente o mesmo da conhecida XL250R (derivada da XL500R).  Só não precisava era ter banco de oncinha hein!!!

Dois Tempos

husqvarna paris dakar
A Husqvarna, incrível, um motor 2 tempos de 500cm3 e um tanque de absurdos 69 litros!
moto marca barigo paris dakar anos 1980 motor rotax
E a Barigo? com poderoso motor rotax de 560cc. – esse construtor francês produzia motos fantásticas com motores de fabricantes consagrados!
Jacky Vimond xt600 paris dakar
A base era a nossa conhecida Yamaha XT600, mas modificada, é claro, essa ai, pilotada pelo mitológico Jacky Vimond

Vale tudo

sidecar paris dakar anos 1980

Side Car produzido a partir do robusto e confiável, praticamente indestrutível, motor Suzuki 4 cilindros a ar 1100cc. O Side car nos chama atenção por detalhes interessantes, como o escarpamento saindo pela lateral, ou a suspensão dianteira com amortecedor externo e auxilio à nitrogênio. Coragem de quem pilotava e mais ainda do “passageiro”!

fonte: revista motoshow


Compartilhe este conteúdo

25 thoughts on “AS MOTOS DO PARIS-DAKAR – COMO ERAM HÁ 35 ANOS?

    • blank

      Hoje eu vejo umas fotos dessa e vejo a evolução gigantesca em tecnologia mas ao mesmo tempo é admirável as modificações que já existiam e que eles eram capaz de fazer em suas motos

      Resposta
  • blank

    TENERE 600 SEMPRE SERA A PRINCIPAL DA ISTORIA DO PARIS DAKAR TENHO 1 AINDA 88

    Resposta
    • blank

      Honda 250 R em 84 era a moto..tudo mecânico nada de freio a disco ABS era palavrão..

      Resposta
    • blank

      Fotos da Revista MotoShow!?

      Resposta
  • blank

    TENERE 600 SEMPRE SERA A PRINCIPAL DA ISTORIA DO PARIS DAKAR TENHO 1 AINDA 88

    Resposta
  • blank

    TENERE 600 SEMPRE SERA A PRINCIPAL DA ISTORIA DO PARIS DAKAR TENHO 1 AINDA 88

    Resposta
  • blank

    Muito legal…. Adoro ver estas motos antigas, ainda mais de rali. Quem tiver a oportunidade, visite o museu Sinshein na Alemanha. Várias motos daqueles tempos.

    Resposta
  • blank

    Muito legal…. Adoro ver estas motos antigas, ainda mais de rali. Quem tiver a oportunidade, visite o museu Sinshein na Alemanha. Várias motos daqueles tempos.

    Resposta
    • blank

      Fantástico equipamentos, muita garra e determinação pra conseguir sobreviver… gostava de ver os pilotos privados, tinham que carregar sua assistência e tentar um espacinho a preço razoável nos caminhões da prova….

      Resposta
  • blank

    Muito legal…. Adoro ver estas motos antigas, ainda mais de rali. Quem tiver a oportunidade, visite o museu Sinshein na Alemanha. Várias motos daqueles tempos.

    Resposta
  • blank

    Saudade dessa época… Eu esperava o ano todo pela revista MotoShow para ver as fotos incríveis do Rali da "Morte" o famoso Paris-Dakar!!!

    Resposta
  • blank

    Saudade dessa época… Eu esperava o ano todo pela revista MotoShow para ver as fotos incríveis do Rali da "Morte" o famoso Paris-Dakar!!!

    Resposta
    • blank

      Fotos da Revista MotoShow!?

      Resposta
      • blank

        isso ai, Isaias. corri la pra confirmar, mas sim… a fonte estava citada no final da materia. eita saudades da motoshow! valeu! abs

        Resposta
  • blank

    Saudade dessa época… Eu esperava o ano todo pela revista MotoShow para ver as fotos incríveis do Rali da "Morte" o famoso Paris-Dakar!!!

    Resposta
  • blank

    Motos incríveis. E o side car, tinha tração na terceira roda?

    Resposta
  • blank

    As cavalonas nada “nutela”, como se diz hoje. Show essa lembrança.

    Resposta
  • blank

    esse Gaston Rahier tinha 1,60 de altura….

    Resposta
    • blank

      Parabéns pela matéria das motos anos 80….top demais ver que todos eram muitos guerreiros de coragem…nessas máquinas comparando com os dias atuais……

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *