A diferença entre potência e torque

Compartilhe este conteúdo

Uma matéria do Bambirra e do Josias Silveira que explica tudo de forma simples e divertida,

O torque (ou momento torçor) é naturalmente um incompreendido. Muitos acham “complicado” e correm para ver a potência do motor. A potência, pelo menos no Brasil, goza de excelente popularidade, sendo declamada com orgulho: minha “moto tem mais de 100 cv”. No entando, no anda e para do trânsito e nos buracos, o que se está usando é a capacidade do motor aumentar sua rotação, o torque.
Josias Silveira e Paulo Bambirra, Duas Rodas, 334 – ano

Eu já escrevemos aqui no Motos Classicas a importância que o nosso amigo Josias Silveira teve na formação dos motociclistas brasileiros. Um dia desses, enquanto lia algumas edições antigas da Duas Rodas, me deparei com uma matéria bem legal sobre a diferença entre potência e torque. Uma daquelas matérias que dá gosto de ler e, ao terminá-la, perceber que entendeu o assunto. Por mais complicado que seja.

Enquanto lia, recordava do ambiente da redação, da paciência do Joias quando chamava eu e o Bambirra para “fechar a matéria”. Fechar é um jargão do jornalismo para “encerrar o assunto”. Pois bem, era uma aula, quando ele explicava citando exemplos das motos, dos motores…

“Coisa chata, buscar torque lá no alto”… O Josias tinha um jeito simples de explicar o complicado e essa matéria, Motor sem Confusão, é uma delas. Fiz questão de escanear as páginas para você ler sem dificuldades. Para ler, clique aqui. Desfrute!


Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.