A XLX250R de 2 carburadores
Depois do tremendo sucesso que a XL250R fez no Brasil, a Honda lançou em abril de 1984 a XLX250R, que se tratava de uma boa atualização em uma moto já incrivelmente atualizada de acordo com o mercado internacional.
Entre as novidades, a XLX trazia o cabeçote RFVC – que mantinha as 4 válvulas da XL250R porém eram dispostas radialmente em torno do cilindro, a proposta era aumentar a eficiência da combustão e o fluxo da mistura e gases, Além disso, ela veio, não com 2 carburadores, mas com carburador de corpo duplo, o qual funcionava em separado em baixas rotações e em conjunto nas mais altas, garantindo um ganho expressivo no desempenho.
Pessoalmente já ouvi tantas criticas a esse conjunto de carburação que passei a classifica-las como “lenda urbana”, situação na qual os críticos de hoje estão criticando algo que nunca viram funcionar, muitos nunca pilotaram uma XLX dessa época e ficam falando o que ouviram algum dia… e que não necessariamente é real!
O que aconteceu é que mesmo na época, muita gente reclamava das regulagens e dos engasgos que essa carburação proporcionava, os engasgos, conhecidos como “GASP” eram cruéis, pois apareciam nas retomadas em baixa rotação (situação típica das trilhas) e, uma vez que o motor apagasse devido ao GASP, tornar a partir depois de aquecido tornava-se uma árdua tarefa. Mecânicos fora da rede de concessionarias insistiam em fazer com que a regulagem fosse igual e os carburadores funcionassem em conjunto, o que acabava agravando os problemas e a choradeira que acabou por condenar esse sistema.
É fato também que, se mantida devidamente regulada (eu conheci e andei em umas 2, ambas cuidadas por bons mecânicos) seu desempenho era surpreendente, inclusive sem GASP algum… mais tarde, com o lançamento da XLX350R, era possível comparar o desempenho das duas, a nova 350R e a antiga 250R de carburação dupla, principalmente em estradas, quando a rotação já estava elevada – a 250R era muito eficiente!
Bem, o carburador que apresentamos na ultima enquete era efetivamente o da XLX250R 1984 (também 85 e 86 – que estavam erroneamente separados na enquete), depois, na linha 1987 ela voltou a ter carburação simples, assim como a XL250R e a XLX350R sempre foram (cada qual usava modelo diferente de carburador).
Como curiosidade, outra moto nacional da década de 1980 que lançou
Aos 51 anos, Diego completa 38 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.
A minha anda e já andou mto kkkkk dps q regulei kkkk pqp ningm para … O foda q é um motor antigo e quebra mto até acertar
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Tive uma e andava muito, e meu mecânico nunca teve dificuldades com ela nas raras vezes que teve que fazer revisão, pois andava redondinha. Saudades….
Tive uma e andava muito, e meu mecânico nunca teve dificuldades com ela nas raras vezes que teve que fazer revisão, pois andava redondinha. Saudades….
Tive uma e andava muito, e meu mecânico nunca teve dificuldades com ela nas raras vezes que teve que fazer revisão, pois andava redondinha. Saudades….
A diferença que a YAMAHA usava o segundo estágio a vácuo, o que fazia a moto ter menos manutenção e nenhuma regulagem, deferente na HONDA que tinha de estar em sintonia e não mão de mexanicos que condenaram esse upgrade!
A diferença que a YAMAHA usava o segundo estágio a vácuo, o que fazia a moto ter menos manutenção e nenhuma regulagem, deferente na HONDA que tinha de estar em sintonia e não mão de mexanicos que condenaram esse upgrade!
A diferença que a YAMAHA usava o segundo estágio a vácuo, o que fazia a moto ter menos manutenção e nenhuma regulagem, deferente na HONDA que tinha de estar em sintonia e não mão de mexanicos que condenaram esse upgrade!
por acaso esses carburadores funcionam separados ?
ou só funcionam juntos??
por acaso esses carburadores funcionam separados ?
ou só funcionam juntos??
por acaso esses carburadores funcionam separados ?
ou só funcionam juntos??
Tenho uma Ténéré a 19anos e nunca tive problemas, mas a XLX 84 e a 86 que tive eram muito problematicas sim quanto a apagarem !
Eu passei os anos de 2003 ate 2005 com uma XLX 250 1985 dupla carburação , a moto era um coice de cavalo de tão braba dado o sistema de dupla carburação e ajustes. saudade!
Eu passei os anos de 2003 ate 2005 com uma XLX 250 1985 dupla carburação , a moto era um coice de cavalo de tão braba dado o sistema de dupla carburação e ajustes. saudade!
Eu passei os anos de 2003 ate 2005 com uma XLX 250 1985 dupla carburação , a moto era um coice de cavalo de tão braba dado o sistema de dupla carburação e ajustes. saudade!
Eu colocava a 2 marcha e saia com uma roda
Se marcar quebra a perna no pedal de partida
Não era veloz na pista mas tinha muita estabilidade em penhasco