Original só se é uma vez na vida!
Muito se fala sobre restauração, programas de TV são sobre restaurações, eventos, exposições, tudo mundo quer ver a moto brilhando outra vez…
Mas, e aquele banco original, lindo e maravilhoso, de 30, 40, 50 ou até 100 anos atras que está craquelado, rasgado, opaco… mas que foi instalado na fabrica?
Em sua opinião, tem mais valor uma moto restaurada ou uma original conservada? ainda que não tão brilhante e impecável, mostre as marcas da idade…
antes de responder, pense:
Se por um lado as restaurações custam muito dinheiro e deixam a moto “tinindo de nova”, por outro, original só se é uma vez na vida.
Estive num conceituado museu de automóveis antigos em Fairbanks, AK há um tempo e entre várias maravilhas detalhadamente restauradas, haviam alguns carros conservados, originais de fábrica. “Preservation Class” – como chamavam…
O curioso é que naquele museu o carro mais novo, era da década de 1930… e o mais antigo dos idos de 1890.
Havia uma seção separada para eles, explicando que eram originais “conservados” e a razão de estarem ali era justamente essa.
Essa foto é de um veiculo de 118 anos! Isso mesmo, e mantem-se absolutamente original! Cheirar, tocar, olhar algo que foi feito há tanto tempo é emocionante! |
Tirei algumas fotos, compartilho com os amigos leitores, apesar de ser um museu de automóveis, a regra é a mesma, não ha a menor duvida que os restaurados “enchem os olhos”, do leigo ao Expert, todos gostam… mas, principalmente pessoalmente, quando podemos chegar perto e ver os detalhes do “conservado”, imaginar o artesão o confeccionando há cerca de 120 anos… ahhhh é de encher os olhos, mas dessa vez, de lagrimas! Emociona mesmo!
As demais fotos, são dos carros “restaurados”… Vejam as fotos e opinem ao final da matéria.
As restaurações criteriosas (como essas vencedoras de vários prêmios) são impressionantes! |
Aos 51 anos, Diego completa 38 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.
Esse negócio de antigo, original, depende de muitas coisas. Tenho uma Honda CB 450 TR, ano 1987. Essa moto foi fabricada apenas em 1987, e tem um guidão que é meio-termo entre o guidão da custom, da CBe, da DX, da CB2, e por aí vai. Um saco do tamanho do mundo tentar deixar ela original como venho tentando fazer, pois achar o guidão modelo original CB TR é do balaco baco, pra não falar palavrão aqui. Ninguém está fabricando(não compensa), procurei em tudo quanto é site, mas nada de nada. Não vai ter jeito: vou ter que gastar para deixar ela mais para o lado da custom, ou da CBe, ou ainda da DX. Trocar cabos, fiação, mangueira, e por aí vai. Quem conhece nem pensa em comprar, pois até guidão da CB 1 de 1980 é mais fácil de achar. Como todo bom japonês, a Honda deve estar dizendo aos proprietários de TR: F D S!
Cara, tem muita gente no Brasil que fabrica peças para carros e motos fora de linha, é mais caro mas vale apena se realmente quer manter ela original; dá uma pesquisada na net que acha.
Cara, tem muita gente no Brasil que fabrica peças para carros e motos fora de linha, é mais caro mas vale apena se realmente quer manter ela original; dá uma pesquisada na net que acha.
Cara, tem muita gente no Brasil que fabrica peças para carros e motos fora de linha, é mais caro mas vale apena se realmente quer manter ela original; dá uma pesquisada na net que acha.