Arquivo: Lançamento da XL250R na Inglaterra – 1982
Ja falamos bastante sobre a XL250R, com frequência ela aparece nas paginas deste site, talvez por ser a “menina dos olhos” desse que vos escreve, entre as clássicas dos anos 1980…
Mas essa matéria, cujos originais consegui comprar direto da Inglaterra, é interessante por nos mostrar que a Honda, já naquele longínquo 1982 esforçava-se para globalizar os produtos, algo tão falado hoje em dia.
Ela nos permite ainda identificar as pequenas diferenças entre a moto lançada aqui e no mercado europeu (carenagem de farol, tanque por exemplo).
No tema “tanque de combustível” inclusive há uma grande curiosidade: No modelo lançado na Europa e USA, o tanque era de 9 litros e tampa sem chave, aqui no Brasil recebeu chave (por razões obvias e lamentáveis, as quais abstenho-me de comentar) e foi aumentado para 12 litros, a razão do aumento da capacidade é o curioso, pois naquela época vivíamos uma ditadura militar, e os postos de combustível eram obrigados por força de lei a permanecerem fechados nos finais de semana, isso visava alguma economia de combustível, em uma época de crise de petróleo. Pois bem, com os postos fechados na sexta feira a noite, a moto podia fazer viagens que equivalessem a 50% de sua autonomia, para garantir o retorno ainda no final de semana…
e então, fabricantes de automóveis lançavam tanques com capacidades ampliadas, de forma a suprir essa carência, a Honda, mostrou-se ao mesmo tempo globalizada e versátil ao fazer adaptações em seu projeto, de forma a atender a cada mercado de acordo com suas necessidades!
Outra curiosidade vem do fato do modelo 1983 – lançado no Brasil nas versões Vermelha e Azul, nos outros mercados existia apenas na cor vermelha…
Mas, em minha opinião o melhor mesmo é poder ler o que foi escrito pra ela, por jornalistas que habitavam outras terras, com oferta de motos muito maior do que aqui no Brasil…
Algumas curiosidades: Entre as críticas da revista britânica estava a suspensão dianteira…mas os freios foram poupados de criticas…. enquanto isso, aqui no Brasil a reclamação girava em torno da partida difícil…
Lá, nos idos de 1982, ela era vendida por 995 Libras Esterlinas (USD 1,500.00 aproximadamente.)
![Diego Rosa](http://wpfc.ml/b.gif)
Aos 50 anos, Diego completa 37 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.
Xizelona marcou época, e lá fora, um pouco mais leve e potente.
Seria legal relembrar também da CB 450s lançada no mercado europeu no final de 1984, também mais leve e potente que nossa CB, simples mas atual(para a época).
Xizelona marcou época, e lá fora, um pouco mais leve e potente.
Seria legal relembrar também da CB 450s lançada no mercado europeu no final de 1984, também mais leve e potente que nossa CB, simples mas atual(para a época).
Xizelona marcou época, e lá fora, um pouco mais leve e potente.
Seria legal relembrar também da CB 450s lançada no mercado europeu no final de 1984, também mais leve e potente que nossa CB, simples mas atual(para a época).