Há 30 anos era fabricada a primeira Honda NX 350 Sahara em Manaus

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Em julho de 1990 foram fabricas as primeiras Sahara em Manaus (AM), essa da foto, modelo 1991, está no acervo da Honda em Indaiatuba

Muita gente reclamava que a Honda XLX 350 não tinha partida elétrica, foram anos de angústia (e canelas doloridas, segundo as más línguas). O sofrimento durou até julho de 1990 quando começou a produção da Sahara na fábrica da Honda em Manaus. Por isso, nós do Motoclassicas80 publicamos essa matéria com o  resumo do número de vendas da saudosa Sahara. Uma senhora de respeito que completa 30 anos de fabricação.

Quem teve o prazer de pilotar a Sahara deve lembrar do “assobio” clássico do motor de um cilindro (339 cc) e sua potência máxima de 31,5 cavalos. Era sensacional, quase um milagre, apertar aquele botão amarelo do lado direito (START) e ouvir o motor de arranque despertar o propulsor.
Esse botão acordava o motor da Sahara, a tão desejada partida elétrica que não tinha na XLX 350
O som abafado e grave saindo do escape convidava para longas viagens. O piloto ia protegido pela enorme carenagem, protetor de mão e o paralama baixo. Esses itens ajudavam a encorpar a Sahara e a remetiam à sua irmã maior Africa Twin que, segundo a Honda foi a sua inspiração.

Tempos difíceis

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A Sahara sempre lutou contra a crise econômica e vendeu muito pouco no começo da sua vida

Mesmo com essa linhagem “dakariana” a vida da Sahara, não foi fácil. O modelo chegou às concessionárias em plena crise econômica do começo dos anos de 1990 e patinou nas vendas – assim como todas as motos daquela época. Prá você relembrar um pouco, fiz um levantamento dos números de produção de cada ano (veja o gráfico abaixo).

A vida da Sahara durou uma década, entre julho de 1990 e a setembro de 1999, nesse período o  modelo não sofreu alterações mecânicas, apenas cores e grafismos, e atingiu o maior número de vendas em 1997. Naquele ano foram produzidas 8.798 motos enquanto o pior ano foi 1993 com menos de 2.000 unidades produzidas – para ser exato, apenas 1.966 unidades foram fabricadas.
Em 1999 a produção da Sahara acabou, em setembro daquele ano foram produzidas as últimas 30 unidades. No mês seguinte começou a produção da NX4 Falcon que entrou em seu lugar.
O assunto Sahara está apenas começando aqui no Motos Clássicas. Em breve falaremos novamente dessa aventureira abordando sua parte técnica, dicas de manutenção e peças, afinal essa jovem senhora ainda arranca suspiros de muita gente

Veja quantas unidades da Sahara foram produzidas em cada ano, segundo informações da associação dos fabricantes de motos.

ano…..produção
1990   2.222
1992   4.197
1992   2.811
1993   1.966
1994   2.136
1995   4.475
1996   7.507
1997   8.789
1998   7.507
1999   2.020
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27 thoughts on “Há 30 anos era fabricada a primeira Honda NX 350 Sahara em Manaus

  • linda moto ,sempre tive muita vontade de ter mas a minha idade não permitiva. Hoje posso ter mas não encontro nenhuma inteira

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    • Está senhora é realmente uma moto clássica.
      Hoje até mecânico está difícil, e nos, donos de Shara somos.
      Minha opinião, moto boa de andar, alguns vazamentinhos de óleo, mas tudo bem, sabemos como consertar.
      As gerações que nasceram nós anos de 200 nunca saberá qual é a emoção de mexer em um carburador a vácuo, válvula batendo, corrente de comando….kkkkkk…e nos finais de semana, a mão suja de óleo e graxa.
      A minha está comigo a 10 anos, segundo dono, e chegando nos 58 mil km.
      Pouquíssimos mecânicos para mexer, aliás eu só levei em um, que acabou mudando para Pindamonhangaba, estou precisando de uns ajustes, e talvez leve até lá.
      Moto robusto, não é econômico, a minha faz 18km com um litro.
      Mecânica boa, ainda há parafusos com lacre de fabrica.
      Já pensei em vender algumas vezes, ai vem a pergunta, que moto pegar??
      Novas que trincam cabeçotes, motores com 50 mil km já em oficina para retifica.
      É do passado levo um pedacinho, a minha Shara com ougulho.

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      • Tenho uma e Aida tá toda original

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        • Realmente,oq pegar depois de uma nx350,tenho uma 91 a 14 anos e com a ajuda de um bom mecánico é claro que ela está lindona,já sem carenagem,tirei e deixei ela com cara de xzélão,neste tempo muita coisa eu fiz pra ela ficar cada vez mais atual,reparei rachaduras no suporte do motor e adicionei freios a disco,tudo muito profissional, mantendo a balança,nada de gambiarras,pintura eletrostática, farol em led,aros de alumínio,raios de inox 4mm,kit sempre zero,óleo yamalube,enfim…nunca poupei pra deixá-la linda,onde passa chama atenção,a molecada nem pensa que moto é…saudosa,estradeira,com aquela sexta marcha pronta pra deixar as rotações perto dos 7mil giro na velocidade de cruzeiro,sou segundo dono,peguei ela com 32mil e agora está com 112mil,lembro do meu mecânico loco comigo,tinha uma xt600 94,vceis já imaginam né…perdi e peguei a Sá,não sabia que o casamento daria tão certo…se alguém quiser ver e só chamar no WhatsApp 11.971022755….Vinícius

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    • Hoje você pode adquirir sim. Tenho 1 e tenho interesse em dispor. É uma bela motocicleta. Ano 1997.

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  • Até que a XLX 350 não era assim, um bicho de 7 cabeças para ligar. Até que a Sahara é legal, mas a XLX era mais amada.

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  • Tenho uma 97, vermelha e roxa, com 65000 km.
    Já se vão 15 anos juntos.
    Quando posso, faço um passeio pela minha região, vale do Paraíba, SP.
    Quem conhece a moto, sempre tem alguns que vem falar sobre a saudade que tem de uma Sahara.

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  • Cícero, essa faz parte da grande lista das motos que queria ter mas nunca tive… nessa época tinha a XLX 250, e o sonho eram primeiro a XLX 350, depois a Sahara… saíram de linha sem que eu tivesse a oportunidade de ter uma delas, mas sempre que as vejo a sensação é a mesma, ainda quero…. rssss

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  • Tenho uma dessas ano 91 com 95% das peças originais pneus inclusive, 370 mil km, funcionando normalmente, mas preciso trocar a bomba de óleo do freio bem como o tanque que apresenta um pequeno vazamento na conexão da tampa devido a corrosão nessa área, mas não encontro no mercado, alguma sugestão ?

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  • http://www.motoralf.com.br/index.asp. O amigo pode tentar nessa loja indicada no link acima, conhecida por manter estoque de peças de moto da década de 80 e 90. O proprietário, Ralf, é um entusiasta das motos dessa época e possui um pequeno acervo delas, muito bem conservadas. Boa sorte e parabéns pela motoca!

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  • Também tive uma dessas, foi minha primeira moto e me lembro até hoje e ainda não tinha habilitação…..

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  • A minha foi fabricada exatamente no ano em que nasci (1999).
    Eu nem sei explicar o fascínio que sempre tive pela Sahara desde criança. A primeira vez que ví uma pessoalmente, eu a reconheci pelo protetor de carter e um adesivo bem surrado na carenagem que nem era dela, escrito: Sahara. Aquilo foi paixão a primeira vista, nessa época eu trabalhava em uma oficina, e a moto pertencia a um cliente que havia chegado com ela empurrando pois a corrente havia quebrado. depois foi falar com meu patrão dizendo que queria vender a moto, e lá ela ficou por mais de três meses…
    até o momento em que consegui juntar a grana para comprar. E assim fui dando uma vida nova para aquela que nem parecia ser uma Sahara… carenagens de outras motos, assim como o painel etc. foi uma trabalheira ter que procurar as peças e carenagens novas… e depois de muito suor consegui comprar aos poucos. Más nesse periodo já passei por muita dor de cabeça com minha Saharona, pinhão caía na rua e eu tinha que fazer gambiarra para chegar na oficina mais proxima, todo sujo de graxa, já perdi um estator por conta de um defeito na placa de partida… enfim passei muitos perrengues más sempre dava um jeito… Muitos me diziam que eu comprei uma moto velha que só da problemas… e agora que ela está arrumada com a mecânica e estética em pleno estado as pessoas querem comprar… más não vendo por nada.. kkkkkkkk

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  • Boa noite amigo das motos clássicas , você tem conhecimento de quantas sahara nx350 ano 1991 tem em circulação ainda?

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    • eu desconheço a informação, mas seria legal se descobríssemos como acessar isso na base do Detran.

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  • Tenho uma sahara 1999 que esta comigo desde 2001, no momento estou restaurando essa JOIA, sou apaixonado por ela, mais estou com dificuldades de conseguir algumas peças, mais vamos de vagar e sim iremos conseguir.

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  • Eu vi uma moto Sahara sem carenagem original, até hoje nunca mais vi semelhante, Eu me recordo que o proprietário me disse que saiu poucas unidades e era a primeira Sahara produzida, sendo assim ela era praticamente uma XL 350 com partida elétrica, este modelo então é uma raridade e pouco se sabe dela,

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  • Alô galera amante da Sahara. Após, longos 25 anos namorando uma Sahara 1991, a icônica “Capitão América”, do meu vizinho que quase já não desfilava com ela; que andava adormecida na garagem do condomínio, demos início à uma negociação que durou intermináveis 10 meses. A novela deveu-se à regularização dos documentos que gerou um processo junto ao DETRAN/RJ em função de baixa de gravame/alienação fiduciária devido à quitação de consórcio não informada na época, quando não havia informatização dos dados. Por fim, como toda novela, o último capítulo, com final feliz, se deu em 10/03/2023. Agora, ela ganhou nova vida e está sendo rejuvenescida para voltar a desfilar imponente e majestosa, tal qual o propósito que a concebeu.

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  • Boa noite amigos tenho uma ano 91 a famosa capitão America ta 100% original o motor esta aberto quebrou uma engrenagem se alguem tiver interesse estou vendendo e so’ fazer a oferta. fotos pelo zapp 51996387717. sou de Porto Alegre

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  • Vendo Honda Sahara 350 anos 1997 documento em dia. Araçatuba São Paulo.

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  • Pessoal uma idéia. Seria possível um encontro de moto Sahara para lembrar essas belas e raras motos?

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