…de ídolo à amigo!
Os caras que nos ensinaram…
matéria originalmente postada em 2019
No último sábado, recebemos novamente vários jornalistas especializados em motos aqui na garagem do Motos Clássicas 80. Foi a “Avant Premiere” do vídeo “A Coleção de Amigos II – Os Jornalistas” que foi ao ar, via youtube, naquele mesmo dia!
Que honra! receber “em casa” caras como Roberto Agresti e Josias Silveira! |
O vídeo acabou se tornando um documentário muito legal, contando como era o motociclismo naquela época, sob a ótica dos jornalistas. Como eram os trabalhos de campo, as viagens-teste, o por nós tão conhecido “dinamômetro do IPT”, a vida sem GPS, os comparativos extravagantes e muito mais! Está disponível e você pode conferir agora mesmo!
Mas “o molho” não acaba ai, vocês devem ter notado que, desde o começo, denominamos nossos vídeos por “A Coleção de Amigos”, e a razão pra isso é simples, não temos um grande acervo para chamar de coleção de motos, seria muita arrogância de nossa parte. E por outro lado, nossa garagem conta mais histórias nas paredes do que nas motocicletas! São inúmeros posteres de época, itens autografados por personalidades do motociclismo, história de motos e motociclistas, documentação farta dos modelos e o melhor de tudo – o sofá e a geladeira! Em nosso espaço, só entram amigos, e os que não eram amigos ainda, tornam-se! Desta forma, entendemos que a verdadeira coleção é a de amigos, as motos servem apenas pra nos reunir.
Por mais que eu tenha, em um dado momento (2003 a 2009), passado de leitor para “piloto de testes” da revista Duas Rodas, sempre me considerei um leitor, e assim sigo admirando o trabalho desses grandes mestres.
Esses jornalistas, que pra nós, apaixonados por motocicletas são celebridades, aceitaram nosso convite e aqui dentro, se tornaram amigos! Vieram em julho pra fazer o passeio e as filmagens e voltaram sábado passado pra ver o resultado e confraternizar novamente! Foi incrível!
Agresti autografando algumas velhas revistas “Motoshow” e Tite e Diego tietando o cidadão! |
Será que o Josias estava explicando ao Agresti como vir de Manaus para São Paulo de XL250R? |
Ver Roberto Agresti (ex Motoshow e Revista da Moto!) e Josias Silveira (ex Duas Rodas) juntos conversando em cima da XL250R… Geraldo “Tite” Simões e Gabriel Marazzi falando sobre motos, ali… bem na sua frente! Téo Mascarenhas, Laner Azevedo, Eduardo “Minhoca” Zampieri, o Carlãozinho Coachman, Fabiano Godoy, Cícero Lima, Aldo Tizzani, Marcelo Vigneron, Mário Villaescusa que clicou a maioria das fotos que você curte há 20 anos na Duas Rodas … segura coração!
Sem falar que, quando menos esperava, entram pela porta do Motos Clássicas 80 outras figuras incríveis – Luiz “Careca” Mingione – isso mesmo, o Luiz Careca, vencedor do Paris Dakar de 2002 em sua categoria (Super Production até 250cc) e criador da Honda Biz e o aventureiro Gau, que dispensa apresentações. Mas só lembrando, o Gau foi o primeiro a cruzar a transamazônica de moto, em 1976, com uma Harley Davidson usando pneus de Jeep… Segue até hoje rodando de moto com muito entusiasmo e passou por aqui.
Enquanto o fotógrafo Mario Villaescusa apontava, Luiz Mingione, Marcelo Resende, Fabiano Godoy e seu sócio Fábio Caldeira |
Cícero Lima, mentor, curador e sempre nos bastidores do Motos Clássicas 80 com Josias Silveira, que foi seu chefe na redação da revista Duas Rodas |
Roberto Agresti, Geraldo “Tite” Simões, Edu “Minhoca” Zampieri, Cicero Lima e Mario Villaescusa |
Nada é pequeno se feito com amor
Desde o dia 0, o Motos Clássicas 80 foi feito com carinho, página por página do velho blog, vídeos, fotos, a escolha das motos, de cada item que foi pra parede – tudo com imenso cuidado e dedicação. O resultado vem aparecendo aos poucos, mas muito solido.
A grande parte de nossos leitores são assíduos, sabem que publicamos toda quinta feira cedo e esperam por este momento. Nossos seguidores nas redes sociais, não apenas curtem, mas comentam o que faz sentir a proximidade de todos.
Marcelo Vigneron foi fotografado num dos raros momentos em que largou de sua maquina fotográfica, foi o responsável por todos os clicks desse evento! |
Luiz Mingione também deixou suas marcas no Motos Clássicas 80 |
Assim como Edu Minhoca, rabiscando o tanque da CBX Aero |
Agresti deixando suas pegadas pra eternidade, na sede do Motos Clássicas 80. Ele não sabe, mas assinar esse tanque equivale a escrever um livro e plantar uma arvore! |
E assim seguimos nosso caminho, falando sobre motos e costumes dos anos 1980/90, acima de tudo colecionando amigos!
Outros vídeos já estão nos planos, isso acontecerá a cada dois anos, no primeiro tivemos “Amigos”, no segundo “Jornalistas”… No terceiro pensamos em reunir aqui os “Pilotos da época”! Depois talvez os “grandes mecânicos”e, aos poucos, com amor e de forma despretensiosa, vamos contando um pouco da historia do motociclismo dessa época.
O vídeo completo tem 30 minutos e está disponível no youtube
fotos: Marcelo Vigneron
Aos 51 anos, Diego completa 38 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.
Realmente, tem que fazer força para segurar a emoção. Pessoas(ídolos) que nos traziam as informações do mundo lá fora, enquanto estávamos num país estacionado. Aguentaram leitores pra lá de terríveis como eu, com palavras e opiniões, cartas das piores possíveis, etc.. Fazer revistas de moto no Brasil, não deve ser mesmo tarefa fácil. Tenho DRM de 1975 em diante, guardadas, fora as que partiram nas mãos de amigos e não mais voltaram. Moto 4 Rodas, Motoshow e revista da Moto!, que dão uma saudades danada, e que só nós enchem de orgulho, pois a história está em suas páginas. Como vou ganhar na mega sena da virada, vou trazer de volta a revista da Moto!. Parabéns ao MC80 por tão bela reportagem e lembrança. Abração à todos.
Sempre curtir ter moto, mas não tinha condições, eram outras as prioridades. Agora, aposentado, morando sozinho no Grajaú/RJ, consegui tirar minha CNH de moto e adquiri uma “supernova”, da Hoyel Enfield, uma Meteor350, com a qual quero conhecer as estradas desse Brasil !
Realmente, tem que fazer força para segurar a emoção. Pessoas(ídolos) que nos traziam as informações do mundo lá fora, enquanto estávamos num país estacionado. Aguentaram leitores pra lá de terríveis como eu, com palavras e opiniões, cartas das piores possíveis, etc.. Fazer revistas de moto no Brasil, não deve ser mesmo tarefa fácil. Tenho DRM de 1975 em diante, guardadas, fora as que partiram nas mãos de amigos e não mais voltaram. Moto 4 Rodas, Motoshow e revista da Moto!, que dão uma saudades danada, e que só nós enchem de orgulho, pois a história está em suas páginas. Como vou ganhar na mega sena da virada, vou trazer de volta a revista da Moto!. Parabéns ao MC80 por tão bela reportagem e lembrança. Abração à todos.
Realmente, tem que fazer força para segurar a emoção. Pessoas(ídolos) que nos traziam as informações do mundo lá fora, enquanto estávamos num país estacionado. Aguentaram leitores pra lá de terríveis como eu, com palavras e opiniões, cartas das piores possíveis, etc.. Fazer revistas de moto no Brasil, não deve ser mesmo tarefa fácil. Tenho DRM de 1975 em diante, guardadas, fora as que partiram nas mãos de amigos e não mais voltaram. Moto 4 Rodas, Motoshow e revista da Moto!, que dão uma saudades danada, e que só nós enchem de orgulho, pois a história está em suas páginas. Como vou ganhar na mega sena da virada, vou trazer de volta a revista da Moto!. Parabéns ao MC80 por tão bela reportagem e lembrança. Abração à todos.
Acompanhei a trajetória da maioria desses caras.
Os caras que basicamente criaram o jornalismo sobre 2 rodas. Assinava a motoshow e morava no sul de minas. Chegava com até 2 meses de atraso. Ficava p da vida, pois queria saber como iam as 500cc no mundial, o mundial de Cross, o Paris-Dakar, etc…
Esses caras foram os dinossauros do motociclismo informativo, parabéns à todos que fizeram parte desses anos de ouro no nosso motociclismo, onde tudo era semente paixão 👏👏👏🏍🏍🏍🙏🏻🙏🏻🙏🏻🥰🔥
As melhores reportagens ( com todo respeito as atuais…) e textos que eram verdadeiras obras literárias foram das décadas de 80 e 90 ! As reportagens extensas que eram feitas falando de alguma etapa do mundial de moto velocidade ou do Paris-Dakar eu lia e relia váááárias vezes…kkkk….até decorava alguns trechos….
Comecei mexer com motos em 1985, fui mecânico e fiz parte da equipe Toyobra-Yamaha/Novik e fui em muitos “Enduro da Independência”, várias provas do “regularidade” e 5 “Sertões” ! Falta Celso Miranda nesses encontros ! Outro “enciclopédia” ambulante ! Bem….humildemente obrigado a vcs……OBRIGADO !! Ass.: Gugu
obrigado pelos comentarios… o Celso Miranda, Fausto Macieira e outros, foram convidados e não puderam comparecer. Mas não faltará oportunidade.
É muito gratificante ver essa turma ainda na ativa para nós atualmente conheçamos a história do jornalismo sobre duas rodas clássicas.
Parabéns ao Cicero e ao Diego por colocar nossa cidade, Atibaia, no cenário motociclistico nacional! Reunião histórica!
Baita saudade, morava em uma cidadezinha sem bancas, havia uma lojinha que trazia 1 exemplar da Revista da MOTO! Era a única coisa que eu tinha para alimentar minha paixão, os testes, as histórias, as 24h, eu adorava e lia cada linha, cada palavra, cada ficha técnica, tudo.
Um dia todos vocês estiveram em minha casa, almoçamos juntos, assistimos TV juntos, vocês eram meus melhores amigos.
Parabéns à todos!!!
Parabéns ao Cicero e ao Diego por colocar nossa cidade, Atibaia, no cenário motociclistico nacional! Reunião histórica!
Mil parabens ao Cicero e Diego pelo conteúdo fantastico. Vcs não imaginam como gostei da matéria, dos depoimentos, causos e emoção visíveis e invisíveis desses caras -que tenho muito orgulho de ser amigo ou no mínimos, conhecido- que são o tecido da nossa história em duas rodas. Parabéns, muito bom em todos os sentidos!!!!
Mil parabens ao Cicero e Diego pelo conteúdo fantastico. Vcs não imaginam como gostei da matéria, dos depoimentos, causos e emoção visíveis e invisíveis desses caras -que tenho muito orgulho de ser amigo ou no mínimos, conhecido- que são o tecido da nossa história em duas rodas. Parabéns, muito bom em todos os sentidos!!!!
Mil parabens ao Cicero e Diego pelo conteúdo fantastico. Vcs não imaginam como gostei da matéria, dos depoimentos, causos e emoção visíveis e invisíveis desses caras -que tenho muito orgulho de ser amigo ou no mínimos, conhecido- que são o tecido da nossa história em duas rodas. Parabéns, muito bom em todos os sentidos!!!!
Essa próxima, com os pilotos de época, deverá ser simplesmente imperdível!!
Porque tem muita, muita informação que a atual geração, que começa a gostar do motociclismo de competição, nem imagina!!
A explosão do Enduro na briga DT x XL; a Copa Hollywood com Paraguaio, Nivanor, Moranguinho, Boettcher e cia; os grids entupidos das Copa RD350 e da Fórmula 400, aonde novatos como o Birigui batiam carenagem com grandes mestres como o Tucano (só para este deveria haver um vídeo de 3 horas!!); as etapas do Mundial de Motocross em Campos do Jordão; o grupo de Trial capitaneado pelo Capivara, Cartãozinho Coachman; os foguetes da Comstar que disputavam as 24 Horas de Bol d’or; os bastidores da ida do Alex Barros para a Europa; a vitória do Netinho nas 100 milhas de Daytona; vishhhh…é tanta história mal documentada e que a molecada ignora!!
História não falta, agora é…gás, galera!
Parabéns esse grupo,. SALVE salve anos 80/90 abraços **Formigão