YAMAHA RD350R
A moto foi, desde a década de 70 a principal rival da honda CB750F (CBX750F nos 80), tendo desempenho semelhante, apesar da diferença enorme de cilindrada. Isso explica-se pela arquitetura do motor (motores 2 tempos são mais eficientes do que motores 4 tempos) e pelo baixo peso, a Yamaha soube explorar muito bem esses dois fatores e a RD vivia se pegando com as “7galo” nos semáforos das cidades. Os hondeiros diziam que não dava nem pro cheiro, os yamahistas caçoavam dos hondeiros, pois além de andar na frente, tinham pago menos da metade do valor na aquisição da motocicleta. O fato é que o desempenho de ambas era muito parecido, e dependendo da regulagem ou do braço de quem a acelerava, uma ou outra levava vantagem.
A RD350 não é “apenas” uma moto clássica, muito mais que isso, é uma moto lendária!
Ficha Técnica 12/07 |
Motor | Bicilíndrico de dois tempos, refrigerado a água, com circuito selado, cilindros paralelos inclinados para a frente, Torque Induction, sistema YPVS controlado por microcomputador, dois carburadores VM Mikuni com 26 mm de venturi bicromatizado |
Cilindrada | 347 cm³ |
Diâmetro e curso | 64 x 54 mm |
Taxa de compressão | 5,0:1 |
Potência máxima | 55 CV a 9.000 rpm |
Torque máximo | 4,74 Kgfm a 8.500 rpm |
Transmissão | Seis velocidades, de engrenamento constante, transmissão secundária por corrente, partida a pedal, embreagem multidisco em banho de óleo, com acionamento Push Lever |
Relações de redução | 1) 36/14 – 2,571:1 2) 32/18 – 1,778:1 3) 29/22 – 1,318:1 4) 26/24 – 1,083:1 5) 25/26 – 0,962:1 6) 24/27 – 0,889:1 |
Relação primária | 66/23 – 2,869:1 |
Relação secundária | Coroa de 39 dentes e pinhão de 17 dentes – 2,294:1 |
Comprimento | 2.120 mm |
Largura | 690 mm |
Altura | 1.190 |
Altura do banco até o solo | 780 mm |
Distância entre eixos | 1.385 mm |
Altura livre do solo | 165 mm |
Peso em ordem de marcha | 176 Kg |
Capacidade do tanque de combustível | 17 litros incluindo 3 litros de reserva |
Capacidade do tanque de óleo dois tempos | 1,56 litros |
Capacidade de óleo do câmbio | 1,7 litros |
Quadro | Tubular em berço duplo com fixação ortogonal do motor |
Caster | 26º |
Trail | 96 mm |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico hidropneumático de ação progressiva com sistema Variabel Damper com curso de 150 mm |
Capacidade de óleo em cada bengala | 287 cm³ |
Suspensão traseira | Monoamortecimento central, Monocross, regulável em sete posições com curso de 40 mm |
Curso da roda traseira | 100 mm |
Pneu dianteiro | Pirelli 90/90-18 51H – pressão 28 lb/pol² |
Pneu traseiro | Pirelli 110/80-18 58H – pressão 32 lb/pol² |
Freio dianteiro | Disco duplo de acionamento hidráulico com pistões contrapostos, pastilhas semi-metálicas, diâmetro do disco 267 mm |
Freio traseiro | Disco simples de acionamento hidráulico com pistões contrapostos, pastilhas semi-metálicas, diâmetro do disco 267 mm |
Sistema elétrico | Ignição eletrônica CDI, 12 Volts, com magneto e bateria 12V x 5,5A, alternador 182 Watts |
Velas | NGK BR8ES resistiva |
Farol | 12 Volts, 60W/55W bulbo de quartzo |
Cores | Preta e branca |
Ano de lançamento | 1986 |
Fim da produção | 1993 |
Fabricação | Nacional |
Aos 51 anos, Diego completa 38 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.
Sensacional lembrança. Como diz a propaganda, andar com ela, só se for na garupa.
Não curto muito as esportivas, mas as RDs, 350 e a 500 V4, são um sonho, sem dúvida.
Lembro-me, aqui em São Carlos, na marginal, na garupa da antiga Viúva Negra de 75, Kichute novinho, deixando um coitado com sua recém-lançada CB 450E comendo poeira(ou seria cheirando fumaça?). Isso em 85!
As que foram lançadas aqui, com 55 cv em 1986, perdiam para as européias pela qualidade(a falta dela) da nossa gasolina. Lá fora tinha 63cv, um míssil!
Parabéns por relembrar dessa ainda hoje amada motocicleta.
Sensacional lembrança. Como diz a propaganda, andar com ela, só se for na garupa.
Não curto muito as esportivas, mas as RDs, 350 e a 500 V4, são um sonho, sem dúvida.
Lembro-me, aqui em São Carlos, na marginal, na garupa da antiga Viúva Negra de 75, Kichute novinho, deixando um coitado com sua recém-lançada CB 450E comendo poeira(ou seria cheirando fumaça?). Isso em 85!
As que foram lançadas aqui, com 55 cv em 1986, perdiam para as européias pela qualidade(a falta dela) da nossa gasolina. Lá fora tinha 63cv, um míssil!
Parabéns por relembrar dessa ainda hoje amada motocicleta.
Sensacional lembrança. Como diz a propaganda, andar com ela, só se for na garupa.
Não curto muito as esportivas, mas as RDs, 350 e a 500 V4, são um sonho, sem dúvida.
Lembro-me, aqui em São Carlos, na marginal, na garupa da antiga Viúva Negra de 75, Kichute novinho, deixando um coitado com sua recém-lançada CB 450E comendo poeira(ou seria cheirando fumaça?). Isso em 85!
As que foram lançadas aqui, com 55 cv em 1986, perdiam para as européias pela qualidade(a falta dela) da nossa gasolina. Lá fora tinha 63cv, um míssil!
Parabéns por relembrar dessa ainda hoje amada motocicleta.
Realmente uma moto especial, tive o prazer de pilotar uma de um amigo..
Cesar
Realmente uma moto especial, tive o prazer de pilotar uma de um amigo..
Cesar
Realmente uma moto especial, tive o prazer de pilotar uma de um amigo..
Cesar
Uma moto sensacional, mas p/ percursos mais longos, te deixava quebrado. Diria q a RD é boa de arrancada, mas a Galo é melhor de final…
Uma moto sensacional, mas p/ percursos mais longos, te deixava quebrado. Diria q a RD é boa de arrancada, mas a Galo é melhor de final…
Uma moto sensacional, mas p/ percursos mais longos, te deixava quebrado. Diria q a RD é boa de arrancada, mas a Galo é melhor de final…
Uma moto sensacional, mas p/ percursos mais longos, te deixava quebrado. Diria q a RD é boa de arrancada, mas a Galo é melhor de final…
Tive uma 89 preta e vermelha. Boas lembranças!
Tive uma 89 preta e vermelha. Boas lembranças!
Tive uma 89 preta e vermelha. Boas lembranças!
Tenho uma RD350LC ano 87 , bca/verm estilo da Europeia . É uma excelente aquisição para o mundo das Esportivas . Manutenção e peças na verdade não são problemas ! Acha-se muitas peças novas, usadas e paralelas de boa qualidade aqui em SP pra deixa-las em dia !
Tenho uma RD350LC ano 87 , bca/verm estilo da Europeia . É uma excelente aquisição para o mundo das Esportivas . Manutenção e peças na verdade não são problemas ! Acha-se muitas peças novas, usadas e paralelas de boa qualidade aqui em SP pra deixa-las em dia !
Tenho uma RD350LC ano 87 , bca/verm estilo da Europeia . É uma excelente aquisição para o mundo das Esportivas . Manutenção e peças na verdade não são problemas ! Acha-se muitas peças novas, usadas e paralelas de boa qualidade aqui em SP pra deixa-las em dia !
Tive uma rd350lc preta e grafite ano 88. Muita qualidade, leve, rápida e de muita manebilidade. Falam por aí que é ruim as esportivas em longas viagens. Uma contradição, pois se não tiver potência e velocidade, não vai longe e demora. Quase comprei uma no Japão que estava com 8.000 rodados, mas infelizmente era o modelo "manco" de 65 hps. Mesmo assim deveria ter tirado onda, seu zunido era impressionante, uma tremenda fúria em altos giros.
Tive uma rd350lc preta e grafite ano 88. Muita qualidade, leve, rápida e de muita manebilidade. Falam por aí que é ruim as esportivas em longas viagens. Uma contradição, pois se não tiver potência e velocidade, não vai longe e demora. Quase comprei uma no Japão que estava com 8.000 rodados, mas infelizmente era o modelo "manco" de 65 hps. Mesmo assim deveria ter tirado onda, seu zunido era impressionante, uma tremenda fúria em altos giros.
só tem um porém a galo tem 400 cilindradas a mais kkkkkk
só tem um porém a galo tem 400 cilindradas a mais kkkkkk
No final dos anos 70 e comecinho dos 80 eu rodava bem com minha Yamaha rd 200 1975 azul de dia e verde a noite nas terras de São Carlos. Altos ralos na marginal do shopping e no varjão…
No final dos anos 70 e comecinho dos 80 eu rodava bem com minha Yamaha rd 200 1975 azul de dia e verde a noite nas terras de São Carlos. Altos ralos na marginal do shopping e no varjão…
No final dos anos 70 e comecinho dos 80 eu rodava bem com minha Yamaha rd 200 1975 azul de dia e verde a noite nas terras de São Carlos. Altos ralos na marginal do shopping e no varjão…
Me chamo Edio M. Gomes Tive uma 350 ano 1992!!! Maravilhosa!!! já tive galo e outras!!!! mas igual a RD não existe!!!! 🙂
Me chamo Edio M. Gomes Tive uma 350 ano 1992!!! Maravilhosa!!! já tive galo e outras!!!! mas igual a RD não existe!!!! 🙂
Me chamo Edio M. Gomes Tive uma 350 ano 1992!!! Maravilhosa!!! já tive galo e outras!!!! mas igual a RD não existe!!!! 🙂
Alguém sabe o nome da modelo ? Da foto da RD 350 ?
Alguém sabe o nome da modelo ? Da foto da RD 350 ?
Alguém sabe o nome da modelo ? Da foto da RD 350 ?
Eu tive a mítica CBX 750F mas também queria ter tido a RD 350. Cheguei a ver algumas, mas era moto difícil de achar em boas condições. Em poucos anos os donos malucos destruíam essa espécime. Mas o melhor eram as inúmeras explicações de como funcionava o YPVS kkkk Era cada uma pior que a outra. Um falou que era praticamente um turbo, outro que abria as bielas, e por aí ia… eu já era leitor de revistas e tinha moto, além de conhecer a parte mecânica, muitas vezes nem tentava explicar, só dava risada mesmo e boa kkkk
Eu tive a mítica CBX 750F mas também queria ter tido a RD 350. Cheguei a ver algumas, mas era moto difícil de achar em boas condições. Em poucos anos os donos malucos destruíam essa espécime. Mas o melhor eram as inúmeras explicações de como funcionava o YPVS kkkk Era cada uma pior que a outra. Um falou que era praticamente um turbo, outro que abria as bielas, e por aí ia… eu já era leitor de revistas e tinha moto, além de conhecer a parte mecânica, muitas vezes nem tentava explicar, só dava risada mesmo e boa kkkk
começo dizendo,que pena que acabaram com as 2 tempos.Mecânica simples,peças baratas,fáceis de mexer e o desempenho,nem se fala.A rd 350 foi o expoente máximo dessa geração junto com a Dt 200.Hoje estão sucateadas ou custam uma verdadeira fortuna.
começo dizendo,que pena que acabaram com as 2 tempos.Mecânica simples,peças baratas,fáceis de mexer e o desempenho,nem se fala.A rd 350 foi o expoente máximo dessa geração junto com a Dt 200.Hoje estão sucateadas ou custam uma verdadeira fortuna.
começo dizendo,que pena que acabaram com as 2 tempos.Mecânica simples,peças baratas,fáceis de mexer e o desempenho,nem se fala.A rd 350 foi o expoente máximo dessa geração junto com a Dt 200.Hoje estão sucateadas ou custam uma verdadeira fortuna.