Pneus – e sua importância nas antigas

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Pirelli MT40

Com muita frequência vejo motos, fruto de restauração principalmente, ou de usuários descuidados, com pneus diversos, diferentes dos originais – não apenas na marca/modelo, mas até mesmo nas medidas!

Diferente dos carros, que mantem seus pneus parcialmente recobertos, os pneus da motocicleta estão “na cara” do observador.  E pneu moderno com moto antiga definitivamente, não combina!

Procure, através de revistas de época, do manual da moto, de fotos de posters da época ou propagandas, ver qual era o pneu de sua motocicleta naquele momento.  Muitas vezes o pneu original não existe mais, se for o caso de uma restauração e o pneu que estiver calçando a moto for realmente o original de fábrica, estiver com os sulcos em condições e apenas muito ressecado – considere deixa-lo na motocicleta, mesmo ressecado, pois é o pneu original!

Dunlop que equipava as primeiras Honda XL
desenho praticamente identico ao dos MT40

Claro, se você pretende viajar com a moto, usar em dias de chuva, ou até mesmo em corridas como foi meu caso em novembro, ai cuidado, pois como aconteceu comigo – pode acontecer contigo também… a equação é simples: corrida x pneu ressecado = tombo!

Porém, felizmente algumas concessões são bem aceitas no universo das antigas, por exemplo:

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Pirelli MT60

A linha Honda XL saia com pneus Dunlop (modelo K550), fabricados no Brasil. Curiosidade, que eram fabricados na fabrica da Pirelli sob licença.  Isso na primeira metade dos anos 1980.  Depois, a Dunlop saiu do Brasil, e a Pirelli, com o mesmo ferramental (por isso os pneus são muito parecidos) lançou o MT40, que seguiu equipando a linha XL até o termino de sua produção.

Portanto, é claro que é preferível ter uma XL antiga com pneu dunlop original de fábrica, no entanto, pneus MT40 são aceitos sem problemas, por se tratarem de pneus de reposição para a linha XL vendidos pela própria Honda através de sua rede de concessionarias naqueles tempos. – Esse fato é pouco conhecido da maioria dos colecionadores, chegou ao ponto de eu ter comprado a XL125S e quando ela chegou a concessionaria para troca de óleo e a primeira revisão antes de ir pra casa, me perguntaram:
-Diego, você vai trocar esses pneus estranhos pelos originais MT40?
-Pois é, aqueles estranhos, eram os tais Dunlop originais de fábrica….

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Pneus das primeiras Yamaha DT180

Outro caso que é aceito, são as primeiras Yamahas DT180 que vinham equipadas com charmosos pneus de desenho quadriculado, e logo em seguida, aderiram aos Pirelli MT40 também, de forma que a reposição era feita, já naquele tempo, com os MT40.  Vale a mesma explicacao, sem duvida uma DT180 com pneus de “gominhos” é muito mais legal, mas as DTs que estiverem com pneus MT40 não assustam ninguém.

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Metzeler Enduro 3

Já colocar um pneu moderno Pirelli MT60 ou Metzeler Enduro 3 por exemplo (metzeler nem estava no Brasil naquele tempo), ou marcas de segunda linha que nunca foram equipamento original das montadoras (como Rinaldi) em minha opinião: “matam a moto”.  Vale a pena “matar” uma restauração por tão pouco?  ou vale a pena procurar pelos originais?!

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Essa XL está anunciada em um site da internet, diz ter 2600km
que seus pneus foram trocados por estarem ressecados… até ai,
tudo bem… mas pneus modernos?  poxa, mancada!

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21 thoughts on “Pneus – e sua importância nas antigas

  • Diego eu tambem peguei esta " doença " e contaminei o meu outro amigo Agraleiro… comprei dois pares de MT 40 pra Agrale, e embora fossem antigos também, eram pouco mais seguros que os originais completamente ressecados… que quase me derrubaram aqui num dia de garoa….
    Abraçao.. Giancarlo – Agrale Dakar 30.0 – 87

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  • Diego eu tambem peguei esta " doença " e contaminei o meu outro amigo Agraleiro… comprei dois pares de MT 40 pra Agrale, e embora fossem antigos também, eram pouco mais seguros que os originais completamente ressecados… que quase me derrubaram aqui num dia de garoa….
    Abraçao.. Giancarlo – Agrale Dakar 30.0 – 87

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  • Diego eu tambem peguei esta " doença " e contaminei o meu outro amigo Agraleiro… comprei dois pares de MT 40 pra Agrale, e embora fossem antigos também, eram pouco mais seguros que os originais completamente ressecados… que quase me derrubaram aqui num dia de garoa….
    Abraçao.. Giancarlo – Agrale Dakar 30.0 – 87

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  • Diego eu tambem peguei esta " doença " e contaminei o meu outro amigo Agraleiro… comprei dois pares de MT 40 pra Agrale, e embora fossem antigos também, eram pouco mais seguros que os originais completamente ressecados… que quase me derrubaram aqui num dia de garoa….
    Abraçao.. Giancarlo – Agrale Dakar 30.0 – 87

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  • Esse é um problema sério, a Amazonas usava Maggion feitos sob encomenda da fábrica e sua medida não existe mais, infelizmente…
    Molina

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  • Esse é um problema sério, a Amazonas usava Maggion feitos sob encomenda da fábrica e sua medida não existe mais, infelizmente…
    Molina

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  • Esse é um problema sério, a Amazonas usava Maggion feitos sob encomenda da fábrica e sua medida não existe mais, infelizmente…
    Molina

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  • Esse é um problema sério, a Amazonas usava Maggion feitos sob encomenda da fábrica e sua medida não existe mais, infelizmente…
    Molina

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  • Legal Diego, compartilho da mesma opinião, minha DT quando comprei ainda tinha o pneu dianteiro original mt40 e o traseiro fora de medida. Demorou um pouco mas encontrei um lote antigo de mt70, cujo desenho e praticamente igual. Alguns conhecidos meus trocam por pneus modernos por questao de conforto no rodar, tudo depende da proposta de originalidade da maquina

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  • Legal Diego, compartilho da mesma opinião, minha DT quando comprei ainda tinha o pneu dianteiro original mt40 e o traseiro fora de medida. Demorou um pouco mas encontrei um lote antigo de mt70, cujo desenho e praticamente igual. Alguns conhecidos meus trocam por pneus modernos por questao de conforto no rodar, tudo depende da proposta de originalidade da maquina

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  • Legal Diego, compartilho da mesma opinião, minha DT quando comprei ainda tinha o pneu dianteiro original mt40 e o traseiro fora de medida. Demorou um pouco mas encontrei um lote antigo de mt70, cujo desenho e praticamente igual. Alguns conhecidos meus trocam por pneus modernos por questao de conforto no rodar, tudo depende da proposta de originalidade da maquina

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  • Da Dunlop desconhecia só os da Rinaldi, modelos idênticos aos originais de fabrica.

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  • Da Dunlop desconhecia só os da Rinaldi, modelos idênticos aos originais de fabrica.

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  • Da Dunlop desconhecia só os da Rinaldi, modelos idênticos aos originais de fabrica.

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  • Na minha Minsk 125 , os pneus ainda são soviéticos USSR…. sem nenhum rachado , mas não são bons não!!….rsrsr

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  • Na minha Minsk 125 , os pneus ainda são soviéticos USSR…. sem nenhum rachado , mas não são bons não!!….rsrsr

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  • Na minha Minsk 125 , os pneus ainda são soviéticos USSR…. sem nenhum rachado , mas não são bons não!!….rsrsr

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  • Cara, se for pra ficar em vitrine, massa. Mas para rodar com segurança use bons pneus. Não se limitando a chegada da marca ao Brasil ou coisa do tipo. Pneus tem validade e são responsáveis pela segurança do condutor e da moto. Já pensou em cair na sua relíquia por que estava usando pneus muito velhos?

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  • Cara, se for pra ficar em vitrine, massa. Mas para rodar com segurança use bons pneus. Não se limitando a chegada da marca ao Brasil ou coisa do tipo. Pneus tem validade e são responsáveis pela segurança do condutor e da moto. Já pensou em cair na sua relíquia por que estava usando pneus muito velhos?

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