Quando a clássica “fumou”
Dia ou outro a moto vai dar uma fumadinha, isso acontece. Apesar de ser mais provável nas motos com altas quilometragens, mas saiba que, mesmo com pouco uso, basta uma regulagem inadequada e sua moto também pode começar a fumar.
Mas não se desespere
Com a ajuda do mecânico Alexandre Tamassia (@alexandrecentralmotos), relacionamos os tipos de fumaça e as causas mais comuns.
Não é sonho…
Mas olha, como de costume, aqui não queremos aqui ditar regras. Não vamos fazer uma lista como se fosse interpretação de sonhos:
- sonhou com cobra – felicidade
- com macaco – problema no trabalho
- foi com dinheiro – cautela!
Nada disso, deixa isso pros fóruns da internet que tem diversos palpiteiros de plantão querendo “ajudar”.
… nem fórum
Por falar em palpiteiro de fórum, vi num fórum gringo do Jeep Grand Cherokee outro dia uma resposta muito divertida pra uma pergunta idiota:
– “Minha Cherokee vibra quando estou a 80 milhas por hora, antes e depois disso fica normal” indagou o proprietário – e o outro respondeu na lata: –“isso é fácil de resolver: vá a 79 ou 81 milhas por hora”…
Não vamos ser inocentes e achar que em um fórum, à distancia e sem absolutamente nenhuma análise, alguém vai responder com razoável qualidade.
Com a palavra: o Mecânico
Por essa razão, nós do Motos Clássicas 80, chamamos o mecânico de nossa confiança para explicar os tipos e as causas mais prováveis, mas de forma alguma indicamos que você tome qualquer providencia sem antes levá-la no mecânico de sua confiança para análise e diagnostico correto. Bem, vamos a elas:
Fumaça Preta
Segundo Alexandre, a fumaça preta está ligada a mistura ar combustível. A mistura que deveria ser de 14:1 (14 partes de ar para 1 parte de gasolina) está rica, ou seja, mandando mais gasolina do que ar. Isso pode acontecer por exemplo, se o filtro de ar estiver sujo (ou incorreto) – quando ele fica entupido, vai menos ar e consequentemente mais gasolina proporcionalmente.
Ou também, outra possibilidade, carburação está desregulada.
Fumaça Branca
Tamassia afirma que a fumaça branca está indicando que há óleo lubrificante sendo queimado, mas ela pode acontecer em diferentes situações.
A Fumaça Branca na partida
Se logo cedo, na primeira partida do dia, ao ligar a sua moto, ela soltar uma fumaceira branca danada, e depois de alguns segundos ela parar, possivelmente essa fumaça está indicando que os retentores de válvula estão ruins.
Quando eles não vedam adequadamente, o óleo que ficou no cabeçote com as horas paradas durante a noite, vai escorrer pela válvula pra dentro do cilindro e na primeira partida lá vem aquela fumaceira.
Nas demais partidas do dia isso não deve acontecer, pois o óleo demora um pouco pra encontrar o caminho e escorrer, como são partidas mais frequentes, não há tempo para essa “decantação”. O ressecamento e mal funcionamento deste retentor pode acontecer em motos que ficaram paradas muito tempo, e o conserto é simples.
A Fumaça Branca em algumas poucas partidas
Se o cenário acima está desenhado, mas, não ocorre em todas as partidas frias, apenas a cada tantas. Uma solta fumaça branca, e depois volta a ficar tempos sem acontecer, aí há a possibilidade de estarmos falando de um caso de anéis alinhados. Quando os anéis do pistão se alinham, deixam passar um pouco do óleo pra cima, e ele será queimado com o combustível (fumaça branca). Em motos com maior quilometragem, os anéis giram em torno do pistão com maior facilidade e ocasionalmente ficam alinhados ao desligar a moto. Neste caso, na próxima partida, um fumacê danado. Logo os anéis voltam a girar e, se desalinhando, cessam essa situação.
A Fumaça branca durante o funcionamento do motor
Esse é o típico caso de problema: se durante o funcionamento do motor houver fumaça branca saindo pelo escapamento, mais parecendo que você pilota uma churrasqueira do que uma motocicleta, aí realmente o motor está queimando óleo indiscriminadamente.
Folgas nos anéis, motor com alta quilometragem, é um cenário que, após a analise de seu mecânico, pode exigir que o motor seja retificado.
Confie no mecânico
Em qualquer um dos casos acima, desculpe insistir, mas leve sua moto a um mecânico. Você pode ter pego alguma ideia, do que pode ser, lendo esse artigo, mas quem vai saber avaliar, corrigir e deixar sua moto em ordem novamente é ele.
As motos dois tempos
Se você chegou até essa parte do texto e está tentando entender o que acontece com sua moto “dois tempos” que anda soltando fumaça, recomendo que ignore tudo que foi lido acima e se dedique a ler mais a seção de técnica deste site, pois o problema está em você e não nela.
Aos 51 anos, Diego completa 38 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.
Parabéns pela matéria !!
Único problema é que cada vez tem menos mecânicos e mais simples trocadores de peças !!!
Ufa, desse problema ainda estou livre. Minha CB 450 TR de 87, ainda não fuma, com mais de 160.000 km rodados. Tratando bem.
A da moto DOIS TEMPOS foi de lascar…..kkkkkkk
Socorrooooooo……
Abs.: … meu e da Mosntrossssaura