MOTOVELOCIDADE – CAMPEÕES MUNDIAIS DOS ANOS 80

Compartilhe este conteúdo

Em uma série de matérias, separadas por categorias, vamos manter viva essa memória de quem foi realmente grande nos anos 80?  É impossível abranger a todos os campeonatos, todas as categorias, todos os pilotos, nem é essa a nossa premissa… mas vamos falar aqui das categorias principais, daqueles que tiveram suas fotos recortadas das revistas e depois coladas nas capas de nossos cadernos de escola, trazendo aventura pra nossa vida naqueles tempos?

MotoGP (na época chamava-se 500cc)

Naqueles tempos, as motos eram todas com motores de ciclo 2 tempos, o cheiro de óleo de competição invadia todo o ambiente dos autódromos. As arquibancadas, principalmente no momento da largada, eram tomadas por essa nuvem, que compunha o clima e dava o tom à categoria rainha, a 500cc.  O ruido era alto, estridente, como convém a um motor 2 tempos de competição…  era um verdadeiro show!

As motocicletas eram demasiadamente leves (até pros dias de hoje) e de potência elevada em uma estreita faixa de rotações, eram praticamente indomáveis, pros padrões atuais…. exigindo de seus pilotos uma habilidade impar!

Nomes como Eddie Lawson, Fredie Spencer, Wayne Rainey eram comuns nas rodas de conversa dos garotos, assim como Valentino Rossi e Marc Marques estão para os fanáticos atuais!

Eddie Lawson migrou mais tarde para o automobilismo, correndo na categoria “Indy Light”,  onde não conseguiu resultados expressivos!

O americano Eddie Lawson  –  4 vezes campeão mundial das 500cc (antiga motogp) na década de 1980

Wayne Rainey – que não foi tão expressivo na década de 1980, mas em compensação na de 1990….

Os videos abaixo mostram pegas de Lawson com Gardner em 1988, ano mágico, pois Gardner havia sido campeão em 1987, e Lawson tentava voltar ao lugar mais alto do pódio naquele ano… e conseguiu:

A lista dos campeões mundiais de 1980 a 1990:

1980 Estados Unidos Kenny Roberts Yamaha
1981 Itália Marco Lucchinelli Suzuki
1982 Itália Franco Uncini Suzuki
1983 Estados Unidos Freddie Spencer Honda
1984 Estados Unidos Eddie Lawson Yamaha
1985 Estados Unidos Freddie Spencer Honda
1986 Estados Unidos Eddie Lawson Yamaha
1987 Austrália Wayne Gardner Honda
1988 Estados Unidos Eddie Lawson Yamaha
1989 Estados Unidos Eddie Lawson Honda
1990 Estados Unidos Wayne Rainey Yamaha

Alexandre Barros

Apesar de Alex fazer parte da geração anos 90 do mundial de moto velocidade, com Randy Mamola, Michael Doohan, Alex Criville e outros… mas não poderia deixar de falar sobre ele aqui, é o “nosso” Barros…  que nos representou, com garra e determinação, na mais importante categoria da moto velocidade durante vários anos!  Barros é um grande exemplo a ser seguido!

blank
Team Cagiva 1990: Ron Haslam, Randy Mamola e Alexandre Barros (imagina o que é você, com menos de 20 anos, dividir a pista com caras que você idolatrava através das revistas especializadas?)

No vídeo abaixo, uma entrevista que Barros concedeu pro piloto Pablo Berardi, vale a pena ouvir essas histórias!



E esse vídeo do Kenny Roberts pilotando a Yamaha YZF500 1980 em Laguna Seca em 2011??  





Acompanhe outras matérias que publicamos sobre competições nos anos 80 clicando aqui.


Compartilhe este conteúdo

2 thoughts on “MOTOVELOCIDADE – CAMPEÕES MUNDIAIS DOS ANOS 80

  • Bom dia …
    Sou muito seu fã Alexandre você é o cara…. Gostaria de pilotar 10% do que você pilota, estaria realizado quem sabe um dia possa te dar um abraço e te conhecer pessoalmente meu nome é Emerson Correa Dias moro em Curitiba. ..

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *