PARIS-DAKAR – OS CAMPEÕES DOS ANOS 80

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Seguindo com nossa série de reportagens sobre os grandes campeões dos anos 1980, falamos hoje do Rally Paris-Dakar. Como a primeira edição foi em 1979, resolvi inclui-la neste Hall.

Gaston Rahier com uma BMW GS

Seu nome, hoje uma marca comercial, era nada mais nada menos que os nomes das cidades onde se dava a largada, onde se dava a bandeirada final.  Isso mesmo, o Rally começava na Europa, em Paris e terminava no litoral africano, na cidade de Dakar, no Senegal. A prova historicamente começa logo após o Natal e termina na primeira semana de cada ano, estendendo-se por 10 a 15 dias, de acordo com o roteiro – atualmente a largada tem se dado na primeira semana do ano.

Desde 2009, devido a problemas sociais e políticos, o Rally, que ainda mantém o mesmo nome, não é mais realizado na Europa e muito menos na Africa, atualmente estende-se entre Argentina, Chile, Peru, cruzando os desertos patagônicos e a imponente e complicada Cordilheira dos Andes.

Vários brasileiros já disputaram a prova, sendo que os primeiros e mais conhecidos são Klever Kolberg e André de Azevedo, participando desde 1988.

André e Klever, em 1988 com as XT600 Ténéré

Abaixo a lista dos grandes nomes daquela década, note que 90% dos campeões eram franceses..:

1990 92 Edi ORIOLI (ITA), Cagiva Elefant 900 Paris – Tripoli – Dakar
1989 100 Gilles LALAY (FRA), Honda NXR750V Paris – Tunis – Dakar
1988 83 Edi ORIOLI (ITA), Honda NXR750V Paris – Algiers – Dakar
1987 95 Cyril NEVEU (FRA), Honda NXR750V Paris – Algiers – Dakar
1986 95 Cyril NEVEU (FRA), Honda NXR750V Paris – Algiers – Dakar
1985 101 Gaston RAHIER (BEL), BMW GS980R Paris – Algiers – Dakar
1984 101 Gaston RAHIER (BEL), BMW GS980R Paris – Algiers – Dakar
1983 100 Hubert AURIOL (FRA), BMW GS980R Paris – Algiers – Dakar
1982 95 Cyril NEVEU (FRA), Honda XL500R Paris – Algiers – Dakar
1981 100 Hubert AURIOL (FRA), BMW GS800R Paris – Algiers – Dakar
1980 50 Cyril NEVEU (FRA), Yamaha XT500 Paris – Algiers – Dakar
1979 12 Cyril NEVEU (FRA), Yamaha XT500 Paris – Algiers – Dakar



Esse vídeo, embora traga imagens de baixa qualidade, nos permite ver como eram as motos e os caminhos daquela dificil competição.  O Rally vitimou vários competidores e inclusive seu criador, Thierry Sabine morreu durante a edição de 1986 vitima de um acidente de helicóptero, nas dunas do deserto do Mali.



Sem dúvida o grande nome daquela década entre as motocicletas foi o Frances Cyril Neveu… 

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Cyril Neveu

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Cyril Neveu

Não obstante a ser conhecido como “O Rali da Morte”, devido a média de 2 mortes por edição, as imagens são maravilhosas e confesso que muitas delas adornavam a capa do meu caderno de escola, e povoavam os meus sonhos de adolescente…e acredito que de muitos leitores também:


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Os roteiros eram enormes, entre 10.000 e 15.000 KM
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É como diziam os Mutantes, “Loucura pouca é bobagem…” o mesmo Rali que abrigava equipes de ponta com protótipos caríssimos e pilotos bem remunerados, permitia a participação de pilotos particulares, que apenas pagavam a taxa de inscrição e montavam como podiam sua pequena equipe de apoio (ou alugavam espaco em alguma equipe de apoio profissional) – acredite, caro leitor, até mesmo pilotos amadores usando vespas já participaram dessa importante e fascinante competição.
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Acompanhe outras matérias sobre competições dos anos 1980, clicando aqui.



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8 comentários sobre “PARIS-DAKAR – OS CAMPEÕES DOS ANOS 80

  • O mais legal, é que a maiorias das motos desses primeiros anos de Dakar, eram derivadas das de série.
    Realmente sensacional.

    Resposta
  • O mais legal, é que a maiorias das motos desses primeiros anos de Dakar, eram derivadas das de série.
    Realmente sensacional.

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  • Em 1980, da equipe composta por quatro Vespas, duas cruzaram a linha de chegada!

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  • Em 1980, da equipe composta por quatro Vespas, duas cruzaram a linha de chegada!

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  • Em 1980, da equipe composta por quatro Vespas, duas cruzaram a linha de chegada!

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