O “ENXOVAL” DA MOTO
Colecionar é uma delicia! Hoje em dia, existem até mesmo programas de televisão – e não são poucos – que tratam desse assunto! Uns restauram carros, outros garimpam antiguidades pelo mundo para completar o estoque de sua loja e atender a novos clientes, outros apenas compram e vendem, intermediando negócios interessantes com carros e motos antigos!
Uma motocicleta antiga por exemplo, nos dá conteúdo pra conversa de dias! Tecnologia usada, materiais, design, como é andar, manutenção que ela precisa, valores, curiosidades e etc. Sem falar que normalmente são lindas, algumas merecem ficar expostas na sala de estar de nossas casas…
Mas, há um outro nicho que completa a historia de cada moto, e que normalmente os colecionadores gostam de possui-los, existe todo um mercado em torno desses materiais, com preços elevados muitas vezes… preço da exclusividade!
Esse grupo de itens, que eu chamo de “enxoval” da moto é composto de:
– poster de concessionária da época do lançamento. Sabe quando você entra numa concessionaria de carros, e pelas paredes existem posteres de diversas das motos que eles vendem ali? pois é, a cada ano sai uma nova leva de posteres, com os modelos novos da marca, e as concessionarias são obrigadas a retirar o material antigo das paredes. – grande parte se perde. Mas, eventualmente é possível conseguir algum deles. Um sonho! Agregar à sua moto o poster que ajudava a vende-la na época em que ela estava nas lojas?
– chaveiro. Um chaveiro da concessionária de onde ela foi tirada é interessantíssimo, de época, claro! Ja um chaveiro promocional com o modelo de sua moto estampado é uma raridade!
– revistas de época. Não dá muito trabalho garimpar a revista do lançamento de sua moto, ou aquele teste dos 10.000 km publicado 30 anos atras! tem nos sites de compra e não são raros. Se quiser sofisticar um pouco, e fica legal, procure pelas revistas de lançamento de sua moto em outros países, pra ler e entender o que essa motocicleta representou em outras partes do mundo naquele momento.
– fôlder de concessionária da época do lançamento. Até mesmo hoje em dia, quando você se interessa por algum carro, ou motocicleta, vai a concessionaria conhecer, faz o test drive, e acaba saindo com um fôlder, ou pequeno catalogo, com fotos, ficha técnica, histórico sobre o veiculo que te interessou. Pois é, naqueles tempos era assim também, e de forma mais intensa, pois não havia internet e aquela era a hora de explicar tudo pro futuro proprietário, municia-lo com a maior quantidade de informações possíveis! E assim era, os folderes da década de 80 normalmente são muito completos e com fotografias muito bonitas! As gráficas já disponibilizavam recursos como verniz, dourados, relevos e esse material lançava com frequência mão desses recursos para enobrecer o produto!
– moda. Algumas marcas, durante algum tempo, lançaram produtos de vestuário que “combinavam” com a motocicleta. Calças, botas, jaquetas, camisetas, capacetes…com a logomarca do fabricante e do modelo, algumas com apelo esportivos!. São itens difíceis de encontrar, e não são baratos, mas sem duvida compõe o belo enxoval da motocicleta!
– brindes. Na compra da motocicleta, não era estranho o comprador sair da loja sorrindo em cima de seu novo brinquedo, e acompanhado de uma sacolinha, com diversos itens… essa lista é extensa e varia de acordo com a época e o fabricante, são desde bonés, discos de vinil, viseiras, pochetes, chaveiros etc. tudo isso pode – e deve – ser adicionado a sua coleção.
– manuais de oficina e catalogo de peças – esses itens eram exclusivos de concessionárias e tinham inclusive sua venda proibida, de forma a evitar que esse material saindo das concessionárias, pudessem alimentar oficinas pequenas independentes. Hoje em dia em sites de venda online é possível compra-los. Não são nada baratos, pelo contrário, mas são peças lindas, que descrevem cada centímetro de sua moto e como cuidar dela adequadamente. Apertos, quantidades, torques dos parafusos, tudo especificado. Desde como fazer pra tirar uma roda, até como abrir o motor (e fecha-lo novamente). Apesar de estarem hoje disponiveis online e sem absolutamente custo algum, o manual de sua própria moto em impressão original do fabricante é um item altamente colecionável!
Há um outro grupo de itens, que inclusive valoriza a moto antiga quando presentes, e são importantes na coleção, mas ai não são itens que podem ser comprados (apesar de ter quem os venda), são itens que deveriam ter sido guardados desde a compra do bem, e que contam parte de sua historia:
– manual. O manual da motocicleta é um dos itens mais desejados por quem está negociando uma moto antiga, pois demonstra no minimo que ela foi cuidada (se o cara teve o cuidado de guardar o manual….).. alem disso, se for um cara realmente cuidadoso, vai ter carimbada neste manual toda a historia da moto, cada revisão realizada, onde foi, quando foi, com que km a moto estava!
– nota fiscal. Ter a nota fiscal de compra-venda da motocicleta é um prestigio! normalmente naqueles tempos o documento fiscal era manuscrito ou no máximo datilografado, levando em conta que no começo dos anos 80, computadores pessoais eram raros, caros e inclusive pouco uteis a um publico maior, aqueles documentos são lindos! e nos trazem dados como valor da negociação, data exata da compra, endereço da loja onde foi retirada (já pensou em passar lá pra ver o que tem no lugar agora?), nome do vendedor e etc..
– certificado de garantia. Os certificados de garantia naqueles tempos eram um documento bonito que o fabricante enviava ao proprietário, com toda descrição do bem, os termos da garantia, nome do proprietário, numero da nota fiscal, data da venda, cuidados com o bem e etc.
É isso! engana-se quem pensou que compraria a moto e não investiria mais nada, existem várias opções, várias tentações para deixar sua moto cada vez mais bonita e completa, contando mais da historia da época de seu nascimento!
Aos 51 anos, Diego completa 38 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.
Caro Diego, quando vendo meus antigos,eu costumo ir além: entrego todos os CRLV de cada ano e uma caixa com as peças que foram substituídas, o que deixa o novo proprietário muito feliz……………… já a patroa vai reclamar bastante….
Abç
Caro Diego, quando vendo meus antigos,eu costumo ir além: entrego todos os CRLV de cada ano e uma caixa com as peças que foram substituídas, o que deixa o novo proprietário muito feliz……………… já a patroa vai reclamar bastante….
Abç
Caro Diego, quando vendo meus antigos,eu costumo ir além: entrego todos os CRLV de cada ano e uma caixa com as peças que foram substituídas, o que deixa o novo proprietário muito feliz……………… já a patroa vai reclamar bastante….
Abç
Caro Diego, quando vendo meus antigos,eu costumo ir além: entrego todos os CRLV de cada ano e uma caixa com as peças que foram substituídas, o que deixa o novo proprietário muito feliz……………… já a patroa vai reclamar bastante….
Abç
Colecionar é mesmo para poucos, pois tem que se ter paciência manter tudo organizado, e o ideal é focar em poucas coisas, ou uma só, para chegar perto da perfeição.
Aqui em São Carlos, SP, um conhecido coleciona a revista FLAP desde o número um, todas impecáveis.
O Luisão tem mais de 1.700 miniaturas de motos impecáveis, e por aí vai.
Coleção dá trabalho.
Colecionar é mesmo para poucos, pois tem que se ter paciência manter tudo organizado, e o ideal é focar em poucas coisas, ou uma só, para chegar perto da perfeição.
Aqui em São Carlos, SP, um conhecido coleciona a revista FLAP desde o número um, todas impecáveis.
O Luisão tem mais de 1.700 miniaturas de motos impecáveis, e por aí vai.
Coleção dá trabalho.
Colecionar é mesmo para poucos, pois tem que se ter paciência manter tudo organizado, e o ideal é focar em poucas coisas, ou uma só, para chegar perto da perfeição.
Aqui em São Carlos, SP, um conhecido coleciona a revista FLAP desde o número um, todas impecáveis.
O Luisão tem mais de 1.700 miniaturas de motos impecáveis, e por aí vai.
Coleção dá trabalho.
Colecionar é mesmo para poucos, pois tem que se ter paciência manter tudo organizado, e o ideal é focar em poucas coisas, ou uma só, para chegar perto da perfeição.
Aqui em São Carlos, SP, um conhecido coleciona a revista FLAP desde o número um, todas impecáveis.
O Luisão tem mais de 1.700 miniaturas de motos impecáveis, e por aí vai.
Coleção dá trabalho.