Restauração – Quando o molho fica mais caro que o peixe

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Tenho visto com bastante frequência, motocicletas sendo anunciadas com preços fora da realidade, com texto mais ou menos assim: “Restaurada até o último parafuso” ou “só na restauração gastei R$ 20.000” – textos que visam justificar o alto preço de venda.

Antes de mais nada, a ideia não é polemizar “restauração x reforma” ou “original x restaurada”, hoje a gente quer mesmo é deixar aqui uma reflexão, que pode te ajudar a decidir se vai ou não restaurar uma motocicleta qualquer.

Quanto vale a minha moto?

Vamos partir do princípio que o valor de um bem é determinado pelo mercado e não pelo vendedor. Concorda? Um terreno dentro de um condomínio beira mar, vale tanto quanto o que está a seu lado (se forem semelhantes é claro), um apartamento em um edifício vale tanto quanto (ou próximo) do que está logo acima ou abaixo. Se para veículos modernos há uma tabela que serve como BASE para preços, pros antigos vale o estado de conservação, raridade do modelo, popularidade, se foi ou não restaurada (detalhe: as não restauradas que se encontram como novas indiscutivelmente valem mais)… mas, se existem motos parecidas com a sua a venda, e elas balizam esse preço. Não é o tema do post, mas eu costumo sugerir quando me perguntam como “ter uma ideia” do valor de sua moto antiga fazer o seguinte exercício:

  • consulte anúncios atuais dessa moto.
    • selecione motos em estado de conservação e histórico semelhante a sua
    • da seleção que você fez, ELIMINE o maior e o menor preço anunciado
    • com os valores restantes em mãos, faça uma média, seja bem honesto na seleção das motos.
  • consulte outros colecionadores (atenção, eu estou dizendo colecionadores. não grupo de facebook e WhatsApp, definitivamente não são referencia para valores).

A partir desse momento você terá uma ideia de quanto vale a sua moto. Se você se dispõe a vender por esse valor ou não, é outra história.

Bem, essa questão do preço de venda foi apenas uma dica, vamos voltar ao “molho do peixe”

O molho ficando caro

Em um grupo do facebook de Yamaha RD135 e RD135Z do facebook dias atrás me deparei com uma pergunta: “Quanto gastaram na reforma da moto de vocês? Obrigado”. e inúmeras respostas, conforme galeria abaixo:

Reflita

E é exatamente nesse ponto que eu proponho a reflexão. O valor de venda de uma RD135 ou RD135Z pode ser quanto? R$ 15.000? Pouco mais ou menos do que isso, né? Mas ninguém vai pagar em uma RD135 restaurada valores mais altos do que esse, onde já conseguiria comprar por exemplo uma RD 350R. Concorda?

O custo da restauração

Uma restauração custa realmente caro, porém, devemos nos lembrar que algumas etapas da restauração não importa o modelo, vão custar aproximadamente o mesmo, vou citar alguns exemplos:

O que será gasto para pintar um quadro, tanto de uma CG125 quanto de uma CBX750F? Será o mesmo, ou próximo. Pra restaurar o painel de uma CG125 ou de uma CB750F também não há muita diferença. É claro que quando a gente fala de comprar peças, as peças de uma 4 cilindros são mais caras, além de normalmente serem 4 – mas a base do investimento – pintar quadro, pintar tanque (o kit), cromar aros, cromar guidão, refazer o acabamento dos parafusos etc – vai custar o mesmo, e custa caro.

Se eu fosse escolher uma motocicleta para restaurar, eu levaria em conta alguns pontos antes de optar por fazer o serviço:

  • a motocicleta é rara? se for rara, maior a chance de alcançar bons valores de revenda.
  • eu consigo comprar a motocicleta a ser restaurada a um custo muito baixo? Uma boa compra já é um bom começo pra um bom negócio.
  • Então, vale a pena pensar se a moto que você deseja restaurar tem bom valor de revenda, ou corre o risco de colocar mais dinheiro nela do que ela vale e fazer, como diz no ditado: que o molho termine mais caro do que o peixe.

Então não vale a pena restaurar motos pequenas e baratas?

Claro que sim, vale a pena, é claro! Mas avalie antes o estado da moto que você está comprando e quanto vai investir pra deixá-la em ordem. O quanto melhor estiver seu estado no momento da compra, menor o investimento. A palavra restauração é muito ampla, a moto pode precisar apenas de uma pintura do kit, ou pode precisar fazer o motor, ou pode estar ferrugem pura e precisar ser inteira pintada, cromada. Se está completa ou se falta muita peça? São perguntas e análises que devem ser feitas antes de partir pra briga. Tenha sempre em mente o valor final de uma moto dessas, talvez valha a pena você comprar uma já restaurada ou, melhor ainda, uma original.

Apenas refletir mesmo

Como disse desde o inicio, a proposta é apenas refletir. Há exceção, por exemplo, aquela moto com valor emocional, que foi do seu pai, ou foi da sua infância e está na garagem jogada, você quer resgatar aquele momento? Vai em frente, não importa se é uma CG125 1990 ou uma CBX1050 1979, não importa o quanto vai custar, está sendo feita para te satisfazer apenas, e neste caso, o preço pouco importa. Seja feliz!!!


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11 thoughts on “Restauração – Quando o molho fica mais caro que o peixe

  • Ótima e muito útil essa matéria. Realmente tem coisas impressionantes, de assustar mesmo. Já vi CB 450 de R$ 6.000,00 até R$ 25.000,00, mesmo modelo e ano, diferentes apenas nas cores. É realmente pra se pensar.

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    • não concordo quanto a um terreno tem o mesmo valor perto da praia quanto distante , sendo assim um apartamento no primeiro andar teria o mesmo valor da cobertura ou do quinto andar tudo tem o seu valor , esta coisa de ficar colocando preço no que se vai comprar de outros não cola você pensou vai no mercado comprar 1kilo de feijão o valor e x ai você pensa não vale ai você vai no caixa reclamar dizendo que o valor não pode ser aquele ou você pega outro que o valor cabe no seu bolso , moral da historia tudo tem o seu valor.

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      • Mas o autor não falou um terreno na praia e outro distante: citou o exemplo de terrenos vizinhos. Mesma coisa para o apartamento (usou de exemplo um de baixo e o vizinho de cima). Creio que você tenha lido rápido, meu caro, causando essa confusão. Ademais, o exemplo do feijão não se aplica, porque você não está falando de um produto fora de linha, mas de um item produzido regularmente (e o que é pior, negociado em grande volume). E nisso, o autor também acertou, ao citar que tem a tabela Fipe para veículos em produção ou não antigos.

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  • Olá por gentileza edita essa parte, por favor?

    “O que será gasto para pintar um quadro, tanto de uma CG125 quanto de uma CBX750F? Será o mesmo, ou próximo. Pra restaurar o painel de uma CG125 ou de uma CB750F também não há muita diferença”

    ERRADÃO!!!

    O quadro a 7galo Além de maior, vc sabia que o óleo do motor passa por dentro do quadro??? Cuidados especiais na pintura desse quadro, custa 3x mais que o quadro da Titan!!!

    O painel da Titan é minimalista…
    O da 7 galo é 2x maior, tem pinturas e lentes acrílicas das luzes de alerta e com mais detalhes… Incomparável!!!
    Tchau, Obrigado.

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  • Saudações. Sou amante das antigas. A príncipio, ao meu ver, fica a cargo do prazer restaurar uma moto e para fazer uso pessoal. Creio que a essência disso seja o valor emocional, experiências vividas com a máquina, pois que graça tem dizer aos outros, comprei essa moto já restaurada e paguei “x” por ela. Já ao contrário sendo sua e você restaurou e com histórico de uso e experiências se torna mais envolvente e empolgante o assunto. Penso eu que o valor emocional de histórias vividas ultrapassa e muito o valor de obter apenas lucro.
    Abraços.

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    • Boa tarde
      Tenho uma NX 200/97
      E não vendo por preço nenhum
      Demorei, 6 anos para restaurar
      Qdo já estava com 90% das peças em mãos, foi que comecei a montar a mesma
      Essas raridades, é pra quem gosta, não pra comprar hj e vender amanhã

      Resposta
  • Saudações. Sou amante das antigas. A príncipio, ao meu ver, fica a cargo do prazer restaurar uma moto e para fazer uso pessoal. Creio que a essência disso seja o valor emocional, experiências vividas com a máquina, pois que graça tem dizer aos outros, comprei essa moto já restaurada e paguei “x” por ela. Já ao contrário sendo sua e você restaurou e com histórico de uso e experiências se torna mais envolvente e empolgante o assunto. Penso eu que o valor emocional de histórias vividas ultrapassa e muito o valor de obter apenas lucro.
    Espero ter ajudado.
    Abraços.

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  • Entre o velho e o novo logico fico com o novo

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  • Deve-se salientar também que dependendo da moto, a disponibilidade de peças é muito escassa, ou seja, independentemente da cilindrada, uma pequena peça original pode custar uma fortuna, aumentando consideravelmente o custo de reforma/restauração. Tive uma Ténéré 91 que comecei a restaurar e desisti, porque iria gastar mais que o dobro do valor da moto para restaurar, só em peças, porque muitas delas originais são importadas do Japão (para ter uma idéia gastei R$ 1.200 somente em uma biela original, R$ 1.000,00 em uma bobina de ignição, daí pra cima).

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  • Eu tenho uma XL1983, que eu gostaria dar uma banho de peças e tinta. Antes de ir para a parte estética eu penso muito nos componentes internos do motor e para mim o maior desafio é achar que faça a mão de obra e vá atrás das peças, muitas vez eu parei de mexer pois a peça tinha a descrição da XL250, porém ao levar para o mecânico o mesmo fala que não serve pois é da XLX, puts que preguiça de contatar o vendedor para a troca, para mim o que desanima é isso, mão de obra especializada que se comprometa em buscar as peças, alguém também sofre com essas demandas? Obrigado Klaus

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    • com certeza, vendedores que não sabem o que está vendendo, mecânicos que tem preguiça de mexer numa velhinha… nada diferente

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