A moto pode ser clássica, mas a bateria não!
Nem tudo é clássico!
Sempre nos lembramos com saudades das clássicas, enaltecemos suas características, desprezamos as modernas muitas vezes. Más, quando o assunto é bateria, em uníssono os colecionadores concordam: – as baterias seladas são excelentes!!!
Para nossa sorte, a substituição da bateria convencional para as livres de manutenção é muito simples, basta tirar uma e colocar outra. Nem conectores, nem parte elétrica, nada precisa ser alterado.
Mas como as clássicas são usadas poucas vezes, devemos ter alguns cuidados extras:
Bateria boa!
Bateria livre de manutenção |
Não tem como fugir disso, compre bateria de uma marca de reconhecida qualidade. Enquanto a queridinha dos entusiastas é a tradicional Yuasa, temos visto há algum tempo a entrada de uma outra bateria, a Motobatt, que eu pessoalmente testei em algumas motos e até agora o resultado é bem satisfatório como na Yamaha R1, foto ao lado. Algumas outras marcas já não me atenderam bem, “abrindo o bico” em alguns meses…
Como está o sistema elétrico?
Carregador x flutuador
O Flutuador ou Mantenedor de bateria, é uma mão na roda para o colecionador! |
Outra ferramenta moderna que nos ajuda demais, são os flutuadores. Um pequeno dispositivo que foi feito pra ficar conectado a rede elétrica da sua garagem e a moto, mantendo a bateria sempre carregada pronta pra uso. Muito diferente dos carregadores! Atenção, se voce mantiver a bateria conectada a um carregador de bateria por muitas horas, dias… vai estraga-la!!! Os flutuadores automaticamente ligam e desligam, carregando e descansando a bateria em ciclos. As baterias podem ficar conectadas aos flutuadores por anos, sem problema algum. Foram feitos pra isso.
Por outro lado, o flutuador não carrega bateria, ele apenas mantém. Se precisar dar uma carga nela, que seja uma carga muito lenta (10% da amperagem da bateria por 10 horas), ai é com o carregador mesmo!
Lítio
Pois já ia me esquecendo, ainda pouco comuns em nosso mercado e de preço mais elevado, mas as baterias de lítio (assim como seu celular e os automóveis elétricos) está vindo pra ficar. Como característica mais importante tem o baixo peso (pouco importante pra quem curte uma clássica), mas em breve terão preço mais atraente e estarão dando vida às nossas motos!
Sem faltar energia
Aos 51 anos, Diego completa 38 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.
MT interessante esse artigo!! Quem tem moto clássica tem que cuidar da bateria dela !
Acho que poderia comentar sobre a chave corta corrente pois é MT útil pra proteger a bateria de fugas no período que a moto está guardada e é fácil manuseio !!
Sugiro uma matéria sobre como cuidar e proteger da corrosão
as partes que ficam em contacto com a gasolina (e o álcool) !!
Muito legal o artigo sobre baterias, cheguei a usar as originais não seladas na clássica, mas depois de ficar na mão 2 vezes eu desisti feser puritano neste quesito e coloquei selada.